Carlos Júlio: “A aventura digital: ensine e aprenda!”

Ensino à distância: já percebeu que o meio virtual lhe oferece uma valiosa oportunidade de ensinar, aprender e prosperar?

Não há dúvida: o ensino à distância converteu-se em uma comodidade e também em uma necessidade. Estudar em casa, no escritório ou mesmo no café, pelo smartphone, retira você do trânsito, facilita o aproveitamento do seu tempo livre e, sobretudo, permite que compartilhe conhecimento com mentes geograficamente distantes.

São muitas as plataformas que oferecem cursos diferenciados e qualificados, que podem desenvolver seus talentos, capacitá-lo para o mercado de trabalho e auxiliá-lo a ganhar dinheiro. É o caso da Meusucesso.com, criada por Sandro Magaldi, especialista em liderança e inovação, mentor da Endeavor e ex-professor dos MBAs da ESPM, FIA e Fundação Dom Cabral, e Flávio Augusto da Silva, fundador da rede de escolas Wise Up, dono do time de futebol Orlando City e prestigiado educador na área de empreendedorismo.

O Meusucesso é uma escola de insights, que ensina especialmente por meio de histórias reais de quem já alcançou o sucesso. Os conteúdos não têm a formatação tediosa do e-learning convencional. Por isso, entretêm e despertam a curiosidade. O material exclusivo inclui talk shows com empreendedores de sucesso, documentários sobre empreendedorismo e gestão, além de palestras com conceituados professores.

Há outras formas de ensinar e aprender na internet. É o caso da plataforma Hotmart, frequentada por 700 mil pessoas e que disponibiliza mais de 70 mil produtos, inclusive em português. Cada detentor de conhecimento cria seu próprio produto, hospeda-o e o vende pelo canal, que cobra uma comissão sobre cada transação.

O meio digital abre uma série de possibilidades à descoberta, à fixação de conteúdos e à capacitação prática. Portanto, é fundamental que o “professor” também estude e compreenda o uso dessas ferramentas. O mais importante é que saiba desenvolver o chamado ambiente de aprendizagem virtual, o equivalente a uma sala de aula on-line. Nele, é preciso estabelecer meios de acompanhamento do progresso do aluno, difundir conteúdos complementares e atender aqueles que manifestarem dúvidas.

Mas por que recorrer a uma plataforma? Muita gente conhece muito de programação de computadores, de decoração de interiores ou de culinária, mas não sabe exatamente como compartilhar seus saberes em um canal digital educativo. Os desenvolvedores das plataformas sabem e oferecem excelentes soluções nesse campo. Outro ponto de destaque é a facilidade que o meio oferece de multiplicar plateias. Um bom curso presencial pode ser frequentado por trinta ou quarenta pessoas. O ensino à distância pode ser seguido por milhares de pessoas simultaneamente.

E você: já percebeu que o meio virtual lhe oferece uma valiosa oportunidade de ensinar, aprender e prosperar? Por que ainda não começou?

Escreva para neuronio@vero.com.br e conte o que achou desta coluna! Leia mais aqui! 

 

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Gabriela Ribeiro

Residência suspensa: Atria Alphaville terá apartamentos com o espaço de uma casa

Lançamento da MPD e Helbor, empreendimento de luxo tem metragens de 228m²...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *