5 dicas de como aumentar o nível de satisfação dos funcionários

Criamos um guia prático para você: saiba aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos na empresa

Saber como otimizar o nível de satisfação dos funcionários pode ser um grande passo, capaz de influenciar o sucesso e o crescimento da companhia de um modo geral. Tenha em mente que funcionários felizes são mais produtivos e comprometidos com os objetivos.

Nesse quesito, uma série de práticas podem ser adotadas. É possível falar na melhoria dos processos de comunicação, na qualidade do ambiente e no modelo de liderança, por exemplo. Muitas outras ações podem ser realizadas, variando de acordo com o perfil de cada equipe.

Pensando em tudo isso, criamos um guia prático para você. Nele, vamos dar algumas dicas para aumentar o nível de satisfação dos funcionários, tornando-os mais motivados e produtivos na empresa. Continue a leitura e confira!

1. Seja um líder exemplar

Os líderes têm um importante papel na hora de manter os funcionários satisfeitos, afinal, são eles que gerenciam os afazeres diários, criam as metas das equipes, bem como cobram pelos resultados. Atualmente, é importante adotar e incentivar a postura de líder exemplar. Leia também “O papel do líder e os desafios da gestão de pessoas”.

Esse modelo de liderança se refere ao líder que é exemplo em tudo o que faz, inspirando seus subordinados e desenvolvendo autoridade por meio das suas práticas diárias. Para tanto, é preciso abraçar os valores da empresa, ser pontual, saber ouvir e entregar resultados.

2. Facilite a comunicação

A comunicação interna tem ganhado um papel cada vez mais importante. Ela contribui para que as conversas paralelas sejam evitadas e para que os erros e acidentes internos sejam mitigados. E mais, faz com que as informações importantes cheguem em todas as partes.

Para uma boa comunicação, além do comprometimento dos próprios líderes em cascatear as informações necessárias, é preciso implementar canais que levem a mensagem do emissor ao receptor. Como exemplo: murais de recados, redes sociais corporativas e aplicativos mobile.

3. Invista em benefícios complementares

É importante ir além dos benefícios obrigatórios, criando um pacote de benefícios inovadores, que sejam compatíveis com o perfil da equipe. É factível falar de: vale-cultura, horários mais flexíveis, parceria com academias e instituições de ensino, por exemplo.

4. Aprimore o ambiente de trabalho

O bem-estar na empresa faz toda a diferença para a satisfação dos funcionários, afinal, esse é o segundo “lar”, no qual passam a maior parte do seu dia. Por esse motivo, é preciso investir no ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável.

Dentre as melhorias que podem ser feitas, é possível criar parcerias estratégicas com corretoras de saúde, que podem implementar programas de bem-estar e ações de 5S, ou, ainda, com academias, para iniciar programas de ginástica laboral. Converse com os trabalhadores e defina o que pode ser melhorado.

5. Dê maior autonomia aos funcionários

Centralizar o poder pode ser uma boa saída em tempos de crise, quando a empresa precisa de um comando mais forte e unificado. O problema é que isso desgasta os profissionais e as relações interpessoais, então é preciso “afrouxar as rédeas”. Estimule os líderes a darem mais autonomia aos seus subordinados, especialmente ao deixar de lado o microgerenciamento.

Veja, todas essas dicas são importantes e devem ser aplicadas! Segundo pesquisa, empresas que investem na satisfação e no bem-estar dos seus profissionais são, em média, 86% mais produtivas e 70% mais rentáveis, além de melhorarem em 91% seu clima de trabalho. Inclua-se nessa estatística e aproveite para investir em seus profissionais!


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