Isabel Alves Azevedo: “A importância da governança para pequenas e médias empresas?”

Neste post, vamos explicar o que é e qual a importância da governança nas empresas de pequeno e médio porte. Confira!

Implementar práticas de governança corporativa é uma estratégia essencial para aumentar a eficiência e o desempenho da companhia. Porém, alguns empresários não veem necessidade de aderir ao sistema pelo fato do negócio ser muito incipiente. E é aí que está o erro: a governança para pequenas e médias empresas não apenas é possível, como é igualmente importante se comparado às organizações de grande porte.

O que é governança corporativa?

Governança corporativa é o sistema que administra, monitora e gera incentivos para uma empresa. Essa metodologia contempla tanto a alta diretoria da organização — os sócios e o conselho administrativo — como acionistas, credores e outros stakeholders.

As práticas da governança corporativa têm como objetivo alinhar os interesses entre todas as partes e otimizar o valor econômico da empresa a longo prazo. Além disso, também visa facilitar o acesso a recursos e contribuir para a qualidade da gestão.

Quais são os benefícios da governança para pequenas e médias empresas?

O sistema oferece uma série de vantagens para companhias de pequeno e médio porte. Entre eles, podemos listar:

>Redução de custos

As práticas de governança corporativa permitem uma tomada de decisões mais assertiva, que pode reduzir o desperdício de recursos nas operações. Isso porque todas as partes interessadas podem propor melhorias que visam esse resultado.

>Otimização de tempo

Além de reduzir os custos, o sistema também possibilita a otimização de tempo em determinados processos. Isso permitirá agilidade nas entregas e aumento da produtividade da empresa.

>Transparência na gestão

Um dos princípios da governança corporativa é, justamente, a transparência das informações. Isso traz mais confiança tanto para os colaboradores internos quanto externos, possibilitando um relacionamento sadio entre todas as partes.

>Profissionalização da estrutura

A governança para pequenas e médias empresas não apenas é possível, como recomendada. O sistema promove um ambiente mais profissional, já que a transparência e a responsabilidade na gestão são dois elementos essenciais para alinhar os interesses de todas as partes e garantir o sucesso do empreendimento.

>Melhora o relacionamento com stakeholders

Conforme destacamos, a governança corporativa é um sistema que fortalece o relacionamento com stakeholders graças às práticas exigidas. A governança promove a cooperação de todos os interessados, o que pode resultar em grandes oportunidades, tais como: aumento do lucro da empresa, mais facilidade para obtenção de crédito, interesse de investidores, entre outras.

Por que implementar o sistema de governança corporativa na empresa?

Se antes o sistema era limitado a empresas de grande porte, hoje a governança para pequenas e médias empresas se mostrou não apenas eficiente como essencial para a gestão e o crescimento contínuo da companhia.

Mesmo empreendimentos familiares e de menor porte podem implementar a metodologia, já que ela regula a forma como a organização é dirigida. Além de melhorar a administração do negócio, a governança também agrega valor à empresa e fortalece sua imagem diante o mercado — atraindo a atenção, inclusive, de investidores.

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Isabel Alves

Isabel Alves Azevedo: “Cautela ao abrir a boca”

Sem a fala clara e cautelosa não há fluxo de informações e,...
Read More

Deixe uma resposta