Isabel Alves de Azevedo: “Como melhorar o desempenho da empresa”

A empresa deve apostar em uma cultura empresarial democrática, humanizada e colaborativa: é importante definir uma estratégia clara para otimizar os resultados

Melhorar o desempenho da empresa é o objetivo de todos dos gestores: afinal de contas, promover o crescimento contínuo da organização garante maior lucratividade, reconhecimento e oportunidades de mercado tanto para a empresa quanto para seus funcionários e colaboradores.

Mas como é possível alcançar esse objetivo sem aumentar os custos ou desgastar a equipe? Algumas técnicas de gestão podem contribuir para a agilidade e eficiência dos trabalhadores. A empresa deve apostar em uma cultura empresarial democrática, humanizada e colaborativa. Para isso, é importante definir uma estratégia clara e definida para otimizar os resultados.

Estimular a competitividade, criar um ambiente de trabalho colaborativo e implementar uma cultura de inovação são algumas práticas que podem trazer resultados positivos para a empresa. Neste artigo, vamos explicar quais ações podem ser aplicadas dentro da empresa para promover o crescimento. Gostou? Então continue lendo!

Entenda qual a importância de uma estratégia para melhorar o desempenho da empresa

O primeiro passo para melhorar o desempenho da empresa é traçar uma estratégia para alcançar esse objetivo. Toda ação deve ser pensada, testada e avaliada antes da sua implementação definitiva. Isso porque muitas mudanças podem impactar negativamente o cotidiano dos funcionários e a adaptação pode provocar mais transtornos do que benefícios.

Por isso, é importante dialogar com as equipes internas e procurar entender as principais dificuldades, desejos e necessidades dentro de cada setor. Questionar os funcionários sobre a eficiência e necessidade de alguns procedimentos obrigatórios é uma excelente forma de levantar uma discussão saudável e chegar a conclusões mais precisas. Assim, além de nortear a estratégia de desenvolvimento, os colaboradores sentirão que têm voz dentro da empresa e se sentirão ainda mais valorizados. Isso fará com que eles se sintam mais motivados em trazer resultados para a organização.

Confira 5 dicas para aumentar a produtividade da equipe

O desempenho da empresa está diretamente ligado à produtividade da equipe. Algumas práticas de gestão de pessoas podem ser a chave para encorajar os funcionários e otimizar resultados.

Para estimular o desenvolvimento dos funcionários e, portanto, da empresa, é importante que a companhia invista em estratégias que fomentem a colaboração e a inovação. Definir metas, atribuir responsabilidades e gerenciar corretamente a informação disponibilizada aos funcionários são algumas formas de alcançar esses resultados.

Confira abaixo cinco maneiras de aumentar a eficiência dos colaboradores da empresa:

1.Estimule a competitividade

Incentivar uma competição sadia entre os funcionários é uma excelente forma de impulsionar a produção. Para isso, pode-se criar sistemas de recompensas para os colaboradores que atingirem suas metas.

Para definir tais objetivos, recomenda-se utilizar o método de construção de metas SMART — acrônimo em inglês para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Timely (Temporal).

2.Incentive a responsabilidade comum da equipe

Um dos maiores desafios do gestor é promover a sinergia entre os colaboradores para que todos se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa. Isso porque, apesar de ter metas em comum, cada indivíduo possui suas próprias aspirações e objetivos pessoais.

Por isso, é importante que cada integrante da equipe reconheça a sua importância dentro da empresa, bem como o valor de seus colegas. O reconhecimento individual e coletivo é, portanto, a chave para garantir a colaboração de todos.

Porém, é preciso destacar que assim como o reconhecimento, a exigência também é fundamental para garantir uma boa performance da empresa. Por isso, notificar e dialogar com funcionários cuja produtividade tem decaído com o passar do tempo são ações essenciais para manter a qualidade do trabalho e, ainda, mostrar para a equipe que a gestão está atenta ao desempenho individual de cada funcionário.

3.Invista em conhecimento

A gestão de dados deve ser uma das prioridades dentro das organizações. Muitas empresas buscam otimizar a eficiência das suas operações e, pela dificuldade da gestão do conhecimento, se distanciam desse resultado.

Por isso, é importante que os funcionários tenham à disposição as informações necessárias para executarem suas funções com excelência. Além de garantir a qualidade na entrega, a equipe também otimiza seu tempo em busca de conhecimento.

4.Construa um ambiente colaborativo

Um ambiente colaborativo é essencial para estimular a criatividade, inovação e boa performance da equipe. Para isso, é importante estimular a interação entre os funcionários. A dica é implementar diferentes meios de comunicação dentro da empresa, para que todos os colaboradores se sintam à vontade para se expressarem.

Outra forma de construir um ambiente colaborativo é promovendo encontros periódicos entre os gestores e funcionários da empresa. Isso estimula a participação dos trabalhadores e demonstra que a empresa valoriza a contribuição de todos.

5.Implemente uma cultura de inovação

Desenvolver uma cultura de inovação é outra forma de estimular o crescimento da empresa. Para isso, a organização deve incentivar os funcionários a ficarem atento às novas tendências e trazerem suas ideias para dentro da organização.

Convidar profissionais de renome para darem palestras na empresa é uma forma prática de implementar essa cultura. Outra maneira de incentivar a inovação é oferecer aos funcionários a oportunidade de participar de cursos e eventos que podem agregar tanto para a companhia quanto para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Além disso, estimular o desenvolvimento de novos projetos também é uma forma de promover o crescimento da empresa. Essa ação demonstra ao funcionário que suas ideias são valorizadas.

Descubra o impacto de um ambiente colaborativo na empresa

Promover um ambiente colaborativo é fundamental para empresas que esperam os melhores resultados da sua equipe. A ação favorece  o crescimento contínuo do negócio, já que estimula a contribuição entre todos os profissionais e instiga a inovação e a produtividade.

Investir nessa estratégia é uma ação essencial para empresas que querem se tornar referência no mercado. Isso porque, ao estimular a colaboração, a companhia terá uma vantagem competitiva frente a concorrência. Além disso, um ambiente corporativo que incentiva a contribuição possui maiores níveis de satisfação entre os funcionários — resultando, assim, no aumento da produtividade e, consequentemente, em um melhor desempenho da empresa.

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Gabriela Ribeiro

Barueri recebe Simpósio de Educação: saiba como se inscrever ainda hoje!

Evento acontece sábado, mas a inscrição deve ser feita ainda nesta quarta...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *