Texto do leitor Daniel Modesto: “Tempos modernos e ainda atualizados!”

Hoje muitas pessoas sofrem de transtornos de ansiedade e nervosismo, pois como o personagem Carlitos interpretado por Charlie Chaplin, somos escravos da rotina

Ilustração do leitor Rafael Duque

Tempos modernos e ainda atualizados! Pois um gênio quando está em ação ele consegue produzir obras que ficam para a posteridade! Chaplin era um dos poucos que conseguia transmitir muita coisa sem dizer uma única palavra.  O filme Tempos Modernos é um exemplo disso…

Não é apenas uma crítica a revolução industrial e a alguns aspectos políticos da época, o tema central abordava muito a alienação da sociedade.

Em uma das cenas clássicas aonde é impossível manter-se sério ao ver Chaplin apertar os parafusos e continuar com o movimento em um transtorno nervoso e incontrolável, percebemos o quanto nos limitamos na vida aos mesmos cenários e movimentos, o quanto ficamos presos a métodos e efeitos de “manada”, e somos atingidos psicologicamente e sentimos um enorme vazio por não termos a oportunidade de “voar”, e descobrir novas paisagens e possibilidades de vida.

Hoje muitas pessoas sofrem de transtornos de ansiedade e nervosismo, pois como o personagem Carlitos interpretado por Charlie Chaplin, somos escravos da rotina e ficamos presos a padrões e regras pré-estabelecidas, somos impedidos de ter o livre arbítrio da vida, de escolher o que nos faz realmente bem, pois novas linhas de pensamento são colocadas na mídia o tempo todo, e somos aprisionados pelo sistema, e surpreendidos em fazer os mesmos movimentos todos os dias…

Saia um pouco da rotina e tente assistir este filme…fuja dos preconceitos que muitos alimentam sobre filmes antigos e preto e branco. Note em cada cena de humor o quanto o filme toca em determinadas feridas de forma leve e inteligente…veja como um gênio com uma simplicidade expressa em sua arte, ensina e faz rir por décadas.


LEIA TAMBÉM: 

“Homem Sapiens Mobile”


Daniel Modesto é redator de uma agência de marketing digital, é amante de cinema, literatura e cultura nerd. Gosta de refletir sobre filosofia e comportamento humano.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Como o modelo de negócio da Petland atraiu morador de Alphaville durante a crise

Segundo pesquisas do setor, 44,3% dos lares têm pelo menos um cão...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *