Isabel Alves Azevedo: “5 vantagens de trabalhar em uma empresa familiar”

Confira alguns dos principais benefícios que você poderá alcançar, caso opte por trabalhar em uma organização desse tipo

1. Comunicação eficiente

Na empresa familiar, você atuará em um ambiente de trabalho contagiado por uma cultura corporativa com valores bem definidos. Isso significa maior facilidade na integração com os processos de negócios, o que, consequentemente, exigirá menos tempo para que você conheça os colaboradores de diferentes departamentos.

Essa sensação de proximidade e pertencimento pode proporcionar um conforto que não é comumente encontrado em organizações de outra natureza. Desse modo, além de desfrutar das vantagens de uma comunicação interna mais eficaz, será possível compreender melhor o escopo e o alcance de sua atuação profissional junto à empresa.

2. Desenvolvimento das habilidades

Essa possibilidade de compreender melhor o seu papel dentro da empresa implica em melhores oportunidades para ser mais produtivo e gerar mais valor a partir do seu trabalho. Não se trata apenas de desenvolver ao máximo as especificidades de sua função, seja como executivo ou empresário, mas também de obter uma visão holística do negócio.

É comum nas empresas dessa espécie a atuação em diferentes departamentos, o que permitirá que você desenvolva habilidades transferíveis, tornando-se, assim, um profissional ainda mais completo e bem preparado para superar os futuros desafios que virão em sua carreira.

3. Rotina de trabalho interessante

Com uma carga de trabalho variada e oportunidades para trabalhar em diferentes áreas da organização, atuar em um negócio de família certamente manterá a sua rotina interessante.

Desse modo, você evitará uma das maiores ameaças ao desenvolvimento de uma carreira bem-sucedida: a complacência, uma vez que terá mais chances de se acostumar às transformações e aproveitar ao máximo sua posição, em vez de ficar sempre fazendo o mesmo repetidamente.

4. Possibilidades de se destacar na empresa familiar

Nessa espécie de empresa, suas qualidades como profissional serão mais facilmente notadas. Com um fluxo de trabalho dinâmico e variado, você terá amplas oportunidades de provar seu valor e ter suas potencialidades realizadas.

Você terá, também, maiores chances de atuar diretamente com os líderes e gestores do negócio. Nessas ocasiões, deve se assegurar de que suas ideias sejam ouvidas.

5. Melhores perspectivas de carreira

A confluência dos benefícios citados fará com que um rápido progresso em sua carreira também seja mais provável. Ao se esforçar consistentemente e aproveitar as especificidades de atuar em uma empresa familiar será difícil passar despercebido e, assim, você estará em melhores condições para ser recompensando por seu talento.

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Isabel Alves

Isabel Alves Azevedo: “Conselho administrativo: qual sua importância para pequenas empresas?”

Essas assembleias são alicerces para uma boa governança corporativa, isto é, o conjunto de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *