3 atitudes que incentivam o bem

Biblioteca de roupas, aplicativo para ajudar os pacientes de alzheimer e reciclagem. Confira boas iniciativas mundo afora

site1. Consumo Consciente
Quem nunca disse “não tenho roupa”, mesmo estando com o guarda-roupa lotado delas? As bibliotecas de roupas surgiram com o objetivo de acabar com esse problema e incentivar o consumo consciente. Cada casa tem suas regras, mas, basicamente, é possível alugar as peças disponíveis ou, quando quiser uma roupa nova, trocar por uma que você não usa. Algumas dessas bibliotecas já chegaram a São Paulo, como a Roupateca, localizada em Pinheiros, e a Trocaderia, que a cada edição acontece em um local. Além de economizar uma graninha, você ajuda a reduzir o impacto ambiental causado pela indústria têxtil no meio ambiente. Legal, né?

2. Uma mãozinha para pessoas com alzheimer
Dar mais autonomia para pacientes com Alzheimer e ajudar cuidadores e familiares a acompanhar a doença. Foi pensando nisso que a jovem chinesa Emma Yang, de 12 anos, desenvolveu o aplicativo Timeless. Ele funciona como uma rede social, mas com ferramentas especiais para os pacientes. Para acessar o app, por exemplo, não é preciso decorar senha; o login é feito por impressão digital. O programa tem reconhecimento facial, que identifica as pessoas por meio de um sistema de comparação de rostos. Ou seja, em vez de simplesmente mostrar a carinha da pessoa, o app informa ao usuário qual é o grau de parentesco. O próximo passo é testar o protótipo.

etica

3. Plástico do bem
Agora é lei. Na França, copos, pratos e talheres descartáveis só podem ser fabricados com material biodegradável. A regra entrou em vigor em agosto de 2016, mas o comércio tem até 2020 para se adaptar. E mais: essa é a segunda ação prática dos franceses para reduzir a o desperdício de energia e diminuir a poluição causada pelos descartáveis. Em julho o país também foi pioneiro ao banir o uso de sacolas plásticas. Que sirva de inspiração!

copo-plastico

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Cursinho Anglo Alphaville está com as últimas vagas abertas para as extensivas 2022

A qualidade da metodologia do Leonardo da Vinci junto ao Sistema Anglo...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *