3 curiosidades sobre religiosos e ateus

Pesquisas relacionam religião com saúde, felicidade e inteligência. Confira o resultado de algumas delas!

1. Fé faz bem pra saúde

Uma das maiores pesquisas feitas até hoje, divulgada em 2009, revisou 42 estudos sobre o papel da espiritualidade e mostrou que quem frequenta cultos religiosos pelo menos uma vez por semana tem 29% mais chances de viver mais anos do que aqueles que não frequentam. E há uma explicação simples para isso: os religiosos apresentaram comprometimento maior com a própria saúde. Vão mais ao médico, bebem e fumam menos.

2. Traz felicidade

De acordo com um estudo feito na Europa, pessoas espiritualizadas se dizem mais satisfeitas do que aquelas que não se consideram como tal. Já quem não acredita em nada pode ter mais propensão ao pessimismo porque faz uma leitura objetiva da vida, sem crer em algo divino que mude as coisas.

3. Mas os ateus são mais inteligentes?

Uma compilação de 63 estudos da Universidade de Rochester (EUA) concluiu que pessoas religiosas são menos inteligentes do que as descrentes. Segundo os autores do estudo, “pessoas inteligentes tendem a adotar um estilo de pensamento analítico (em oposição a intuitivo), que serviria para minar as crenças religiosas”.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

15 mulheres que decidem e escolhem a VERO

É pela confiança de profissionais assim que a VERO é viabilizada. Reunimos...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *