logo-vero
0%
Loading ...

5 dicas para cuidar dos rins

Dia Mundial alerta para necessidade de prevenção e diagnóstico precoce das doenças renais
|
Julia

Os rins têm papel fundamental para nossa saúde. São os órgãos responsáveis por limpar as toxinas do corpo, equilibrar a quantidade de sais e líquidos, além de regular a pressão arterial e produzir hormônios que ajudam a evitar a anemia e doenças nos ossos. Apesar de sua importância, nem sempre damos a devida atenção para manter o bom funcionamento do órgão. O Dia Mundial do Rim, celebrado este ano em 12 de março, alerta para um dos cuidados básicos que devem ser incorporados à rotina de saúde: o exame que mede os níveis de creatinina no sangue.

Esse exame, simples e acessível, contribui para o diagnóstico precoce de doenças renais. “Quanto mais cedo o problema for diagnosticado, maiores são as chances de evitar a progressão e a necessidade de tratamento com diálise ou de um transplante”, afirma o médico nefrologista Bruno P. Biluca, da Fenix Alphaville.

Isso porque a doença renal crônica é silenciosa, ou seja, quando os sintomas aparecem, geralmente, já está em um estágio avançado. Estima-se que uma a cada dez pessoas tenha problemas renais, e a maioria desconhece essa condição. Hoje, quase 130 mil brasileiros dependem de máquinas para fazer o trabalho que os rins já não fazem mais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Confira abaixo cinco dicas valiosas de Biluca para preservar a saúde renal.

1. Beba água

Manter o corpo hidratado é essencial para os rins funcionarem bem. Tomar água faz com que o processo de filtragem ocorra adequadamente e o órgão não seja sobrecarregado. Por outro lado, a urina concentrada, além de comprometer as funções renais, favorece o aparecimento de infecções urinárias e a formação de cálculos. Mas não é preciso exagerar. A quantidade varia de pessoa para pessoa, mas fica em torno de dois a três litros por dia. O recomendado é tomar, em média, 35ml de água por quilo de peso corporal diariamente. Para calcular, basta fazer uma conta simples, multiplicando o peso por 35. Assim, o ideal para uma pessoa que pesa 72 quilos, por exemplo, é tomar 2.520ml, ou cerca de 2 litros e meio de água por dia, lembrando que é bom reforçar a dose nos dias mais quentes ou após exercícios físicos, quando aumenta a transpiração e, consequentemente, a perda de líquidos.

2. Tenha uma rotina saudável

Fazer exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação equilibrada contribuem para a saúde em geral, prevenindo vários fatores de risco associados às doenças renais, como a obesidade, o diabetes e a hipertensão. Pesquisas científicas mostram que uma simples caminhada de uma a duas vezes por semana beneficia o sistema imunológico, reduz infecções e traz enormes ganhos para a qualidade de vida de doentes renais. Na alimentação, o ideal é dar preferência aos alimentos naturais e não exagerar no consumo de proteína animal.

3. Menos sal e açúcar

O consumo de sal em excesso vem sendo associado pelos órgãos de saúde ao aumento expressivo na incidência de várias doenças crônicas no Brasil, incluindo aí a insuficiência renal crônica. Os brasileiros consomem uma média de 12 gramas por dia, mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), boa parte “escondidos” em alimentos industrializados. “O sódio é um mineral essencial. O problema está no exagero, que provoca um desequilíbrio e prejudica a saúde, afetando o coração e os rins, que têm de trabalhar mais e acabam sobrecarregados”, esclarece o médico Bruno P. Biluca. O mesmo acontece com o açúcar. Em doses adequadas, fornece energia e contribui para a produção da serotonina, que traz sensação de bem-estar. Quando a dose passa dos limites, no entanto, desregula a produção de insulina e provoca ganho de peso. O melhor é optar por ingerir o açúcar contido nas frutas e nos alimentos integrais.

4. Controle o diabetes e a hipertensão

Diabéticos e hipertensos estão entre os principais grupos de risco para a doença renal crônica. Por isso, é muito importante prevenir essas doenças e manter os níveis de glicose no sangue e a pressão sob controle. Quem tem casos na família, deve redobrar a atenção, tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento médico e comprometimento com o tratamento indicado quando for o caso. Outro fator de risco associado é a obesidade, já considerada uma epidemia mundial. Obesos têm duas vezes mais chances de se tornarem hipertensos e boa parte deles acabam desenvolvendo o diabetes tipo 2.

5. Faça exames regularmente

O exame de urina tipo 1 e a dosagem de creatinina no sangue devem fazer parte da rotina anual de saúde. Simples e acessíveis, eles ajudam a identificar precocemente problemas nos rins. O teste de urina, por exemplo, pode mostrar a presença de sangue ou de proteínas, enquanto o de sangue avalia os níveis de creatina e de ureia, substâncias que, em excesso, mostram que a filtração não está sendo feita adequadamente pelo órgão. Portanto, ao realizar seus exames preventivos, não deixe esses de fora.

Sobre a Fenix Alphaville

Inaugurada em 2018, a Fenix Alphaville é especializada em doenças renais, oferecendo uma experiência inovadora em hemodiálise e atendimento médico de excelência, em um ambiente hospitalar seguro e com padrão premium, de hotelaria 5 estrelas. Os tratamentos são orientados pelas mais modernas técnicas em nefrologia e prescritos de forma individualizada por uma equipe de médicos especialistas, com apoio multidisciplinar de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeuta. Entre os diferenciais, estão a hemodiafiltração, que reduz efeitos colaterais, suítes para o tratamento noturno, spa, lanche preparado por chef, transporte Leva e Traz e heliponto. A clínica faz parte da Rede Fenix de Nefrologia, que atua há 23 anos na área, e está localizada em Alphaville, Barueri-SP.

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...