logo-vero
0%
Loading ...

Wilson Medeiros: "GO TO 2019: mais horizontes, menos retrovisor"

Precisamos, como povo e nação guerreira que somos, de um tripulação ativa, forte, turbinada e engajada a alçar esse voo rumo ao nosso propósito maior: o desenvolvimento
|
vero

A ideia do título é não deixar dúvida quanto ao número do voo em que todos nós vamos embarcar: #goto2019.  É um convite a você, pessoa física, empresário, gestor público ou privado. Voe mais alto, amplie horizontes. Faça o que aprendeu com a beleza, a ternura e a simplicidade daqueles que foram nossos primeiros grandes mestres: nossos pais, avós, professores. Leia: “Um eterno aprendiz”.

 “A lição sabemos de cor, só nos resta aprender”, como diz aquela canção do Clube da Esquina. Esses aprendizados foram e continuam sendo o contraponto a conhecida sigla VICA – volátil, incerto, complexo e ambíguo. 

Seja simples. Faça o que deve ser feito. Assim as coisas acontecem como analogamente na vida.

A vida simplesmente acontece!

A pergunta principal é: “Nesse voo, você vai fazer parte da tripulação ou será um mero passageiro?

Mais do que o desejo de motivar, essa questão se coloca para provocar, para nos tirar da zona de conforto – uma de minhas habilidades adquiridas ao longo de muitos voos, com ou sem as ferramentas certas para uma viagem ou aterrissagem tranquila.  

Precisamos imperativamente, como povo e nação guerreira que somos, de um tripulação ativa, forte, turbinada e engajada a alçar esse voo rumo ao nosso propósito maior que, traduzido, significa saltar em direção a trilha certa do desenvolvimento.

Esse engajamento tem como premissa jamais descartar o respeito a divergências de opiniões, a diversidade ou debates acalorados em torno de teses e caminhos futuros. Essa é a parte que exige de cada um de nós maior esforço para a travessia do crescimento. Nesse trecho, surgem os maiores desafios da atualidade: tolerância, empatia e ética, em toda sua dimensão.

O apego ao retrovisor é um dos pontos que demandam atenção. Tem sido comum em meus encontros com empresários, gestores e pessoas dos mais diversos níveis, a conversa se guiar pelo retrovisor. O discurso segue as mesmas frases: “Minha geração era melhor por que…”, “Ah, quando eu fui CEO, Diretor…” e, por último,  “A crise massacra…”. 

Para. Não dá. O apego ao passado pode ser fatal. O mundo continua o mesmo e até hoje não cedeu um segundo ao limite de 24 horas que compreende o dia e a noite. Assim como a figura do pai continua sendo pai, mãe continua sendo mãe, Sol e Lua continuam sendo planetas e por aí vai.  

É preciso saber distinguir transformação de mudança. Não há organização ágil sem agilidade humana – mesmo diante do intenso ritmo das mudanças tecnológicas, que muitas vezes supera a habilidade das pessoas para lidar com elas. Na fala da estudiosa Susan David, professora da Harvard Medical School, ilustra-se o paradoxo  do mundo do trabalho atual: “a mesma complexidade que gera a necessidade de  agilidade é o que bloqueia essa capacidade nos indivíduos”.

Segundo Susan, as organizações vão precisar, no futuro, ajudar as pessoas a reformular a narrativa de propósito do trabalho. Por isso, convido cada um de vocês a abrir a “caixa preta” de lições e aprendizados de 2018 ou da soma dos anos passados. Devemos sim abri-la e estudá-la de forma aprofundada, buscando entender como essas lições moldaram nossos conceitos e parâmetros. É importante o que ela nos deixou, para o bem e o mal: ferramentas, aprendizados, sabedoria, significados, alegrias e tristezas.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”, é uma das máximas de Einstein, que também procuro associar ao meu tema de palestras e do meu livro “Diferencial – Qual é o Seu?” (ed. e-Galáxia).

O momento chegou. Temos todos a grandiosa oportunidade de mostrar a nós mesmos e ao mundo que estamos à altura dos desafios que se apresentam no ano que chega. E que estamos dispostos a fazer diferente, no individual e no coletivo. 

Meu convite é para que embarquemos nesse voo juntos, na vida pessoal e profissional, em busca de novos horizontes. E que a trilha sonora dessa viagem seja guiada por muitos ritmos, energia e intensidade, para que nossas metas e nossos sonhos sejam alcançados.

O passaporte para o voo #goto2019, acompanhado de mudança do modelo mental, ou mindset, pode ser renovado. Basta querer. Depende de cada um. Tem caráter individual e intransferível. Fique atento ao check-in!


Gostou? Leia mais artigos de Wilson Medeiros aqui! 

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...