#OndaPositiva: Poluição em São Paulo cai 50% com a quarentena

Isolamento social para controlar o avanço da COVID-19 vem ajudando a reduzir a emissão de poluentes como CO e NOx nas grandes cidades
20/04/20 |
vero

Apesar de todos os problemas acarretados com a pandemia do novo coronavírus em todo o mundo, o isolamento social ajudou a reduzir os níveis de poluição nas grandes cidades, de acordo com a reportagem da Agência FAPESP. Em São Paulo, o número caiu 50%.

Isso acontece porque a principal fonte de emissão de poluentes é a frota veicular, que durante a quarentena está menos ativa do que o normal. A avaliação é da professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Maria de Fátima Andrade.

“Tanto para monóxido de carbono (CO) como para óxido de nitrogênio (NOx), os veículos de passageiros explicam mais de 80% da emissão de CO e os veículos a diesel explicam mais de 75% da emissão de óxido de nitrogênio. E esses poluentes têm uma relação muito grande com impactos à saúde”, explica a pesquisadora.

A professora ressalta ainda o agravamento desse quadro com a chegada do inverno, quando as altas concentrações estão ligadas à diversos problemas de saúde das populações nas grandes cidades.

VR_311_COMPLETA_WEB-1_page-0001
samba 12
No Saruê um dos maiores nomes da...
Homenz
Tratamento capilar masculino
Dia começando e já vamos pra segunda reunião… por aqui trabalhar ainda não é opcional…Semana pós
Recebeu dividendos recentemente?
Captura de Tela 2026-02-27 às 10.09.20
Agora é oficial: Nespresso escol...
katherine-hanlon-WAm_HaI4W2E-unsplash
Seu corpo pediu uma pausa
Fallback_image
Aprendizado vira experiência lúd...
Lets Poke
Cozinha havaiana em Alphaville
i
Palmeiras tem semana decisiva na...
copa2nls copiar
Você compra um imóvel na planta ...
385303446_6372795462831445_2211939701150290904_n
Sinônimo de aprender inglês se d...