A Ilha Grega de Afrodite: 6 vilas e praias para visitar em Milos

 Resultado de uma erupção vulcânica há cerca de dois milhões de anos, Milos é mais conhecida por ser a ilha onde a famosa estátua Vênus de Milos foi encontrada

Quer conhecer um lugar paradisíaco, onde história encontra paisagens incríveis, águas cristalinas, casinhas brancas de portas e janelas tão azuis quanto o mar, e um pôr do sol de tirar fôlego? Então você precisa conhecer Milos! A duas horas de barco de Santorini, ou a meros 30 minutos de avião de Atenas, essa ilha é cheia de maravilhosas surpresas. Resultado de uma erupção vulcânica há cerca de dois milhões de anos, Milos é mais conhecida por ser a ilha onde a famosa estátua Vênus de Milos foi encontrada. Descoberta em 1820, ela foi depois oferecida como um presente para o então rei da França, Louis XVIII.

Em Milos você também encontra as Catacumbas cristãs. Escavadas em pedra-pomes, são o segundo maior monumento Paleo Cristão do mundo, seguido das catacumbas que ficam em Roma. A visita dura somente 10 minutos e de lá uma curta caminhada te leva até o Teatro Antigo. Descoberto por acaso em 1735 por uma pessoa que passeava por ali, as escavações começaram no século XIX para revelar uma das maiores descobertas arqueológicas em Milos. O teatro tem lindos assentos de mármore e conta com uma acústica incrível – assim como a vista do lindo mar Egeu!

Agora que você já conheceu um pouco da história do lugar, é hora de escolher entre as inúmeras opções de praias (mais de 70!!) para relaxar. Para explorar a ilha do jeito que ela merece, alugue um carro, essencial para te dar a liberdade de conhecer lugares mais remotos. E caso você tenha um espírito aventureiro, opte por um 4×4 para chegar a lugares ainda mais selvagens. Só evite a área ao oeste da ilha, habitat das víboras de Milos – espécies super venenosas e de existência ameaçada, por isso protegidas pelo governo.

 Aqui vai a minha lista das vilas e praias que não podem deixar de fazer parte da sua visita a Milos. 

1. Sagariniko

Rochas vulcânicas de um branco puro, esculpidas pelo vento e ondas em formas super diferentes e irregulares dão a esse lugar a cara de uma paisagem lunar. As pedras refletem o sol criando um lindo contraste com o azul turquesa das águas. E em noites de lua cheia o efeito é também espetacular – não é à toa que este é um dos locais mais fotografados da ilha! Explore as colinas e se prepare para encontrar pequenas praias e baías que se escondem entre elas. 

2. Klima

Nessa pequena e calma vila você encontra as famosas casinhas coloridas que servem duplo propósito: garagem para o barco no andar de baixo e residência dos pescadores no andar de cima. Durante o inverno, quando as ondas invadem o primeiro andar das casas na borda do mar, somente três moradores permanecem por lá.

3. Mandrakia

Uma outra vila de pescadores como Klima. Almoce no restaurante Medusa para lindas vistas e o mais delicioso polvo grelhado da ilha! 

4. Adamas & Passeio de Barco 

Principal cidade da ilha, onde fica o porto e o aeroporto. Aqui voce encontra várias lojas, cafés e restaurantes. É também daqui que sai a maior parte dos passeios de barco – outra atividade imperdível ja que existem lugares paradisíacos que são somente acessíveis por barco. Kleftiko por exemplo, é um conjunto de formações rochosas imponentes e inúmeras cavernas e alcovas no meio das cintilantes águas azul turquesa do mar Egeu, que fizeram deste o esconderijo ideal para os piratas que dominavam essa área há séculos atrás. Para uma referência mais moderna, foi aqui que Dolce & Gabanna filmou o comercial para o famoso (e meu preferido) perfume light blue. Não perca!

5. Pollonia

Uma longa praia de areia, restaurantes a beira mar e barquinhos no horizonte fazem dessa vila uma pequena jóia a ser descoberta. Para peixes frescos e atendimento super especial pela equipe liderada pela simpática Georgia, o Enalion é a sua melhor aposta. E para comidinhas tradicionais, típicas desta região da Grécia vá ao Liofito. Na hora da sobremesa opte pelo pequeno restaurante e gelateria à beira mar que faz o melhor bolo de chocolate do mundo!

6. Bate-Volta para Kimolos

A apenas 20 minutos do porto de Pollonia fica a pequena e tranquila Kimolos. Vários restaurantes e cafes estão espalhados pela ilha, mas as únicas acomodações disponíveis são em apartamentos ou casas que alugam quartos para turistas, o que significa que não existem grandes hotéis e nem grande movimento de pessoas. Para passar uma tarde calma, combinando com o ritmo da ilha, esse é o lugar ideal! Aqui você também enoitar bastante artesanato original, feito pelos locais. Vale a pena o passeio!


Camila D’Avilla é psicóloga, professora, intérprete, tradutora e fotógrafa de alma livre. Junto com o marido e a filha, de 8 anos, já esteve em 55 países – e morou em três deles. Hoje vive na França. thetravellinglife.com

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Camila D Avilla

Incrível Vietnã

A nossa colunista Camila falou um pouco sobre sua experiência na cidade....
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *