Alphamães: 3 situações de aprendizado em família

Descobrimos que o ambiente virtual jamais vai substituir o calor das relações pessoais

ESTAMOS praticamente no fim de 2020 e uma das lições desse ano é a importância do ambiente escolar: não somente pelo conteúdo, mas pela representação da instituição na vida de crianças e adolescentes.

Ficar afastado das primeiras e imprescindíveis relações sociais por meses, reforçou ainda mais a tese de que a escola é a verdadeira extensão do lar. Conteúdos foram reavaliados e os núcleos familiares foram colocados à prova de fogo em vários quesitos.

Temos o dever como pais de ampliar as relações de amizades, seja dentro ou fora da vida acadêmica. Isso porque descobrimos que o ambiente virtual jamais vai substituir o calor das relações pessoais. E as escolas que apostaram nisso, que se dedicaram mais ao acolhimento e promoveram o fortalecimento nessa construção, ganharam fãs e a confiança das famílias.

Apesar de tudo isso, com criatividade, podemos encontrar maneiras de tornar o futuro mais proveitoso e menos dependente. Por isso, reunimos aqui três situações de aprendizado que podem ajudar daqui pra frente:

1- Criar  maneiras de aprender coisas novas em família

Incluam jogos de tabuleiro na vida de vocês. Existem jogos incríveis onde podemos ensinar aos filhos, além do conteúdo escolar. O clássico quebra-cabeça também ensina muito sobre estratégia e pensamento lógico.

2- Façam leituras de livros em família

A cada capítulo discutam a problemática e novas formas de encarar os acontecimentos. É uma forma de estimular e incentivar a leitura. Procurem livros adequados para cada faixa etária. Os de  mistérios são os preferidos da galerinha e trazem muitos novos aprendizados e habilidades.

3- Assistam juntos documentários históricos

É preciso sempre  avaliar a indicação da faixa etária, mas há várias produções que mostram o que eles aprendem na escola de forma mais dinâmica. Assim, todos podem fazer algo juntos e conversar mais a respeito de atualidades.

Essas são algumas dicas pra gente incluir em nossas vidas, nos manter em conexão com nossos filhos e também ser mais atuante na vida escolar deles. Podemos e devemos ajudá-los a aprender também.


 Alphamães é uma rede de apoio materno criada pelas mamães e moradoras de Alphaville Ana Carramaschie e Helen Michelet. No Facebook (grupo fechado com 5 mil integrantes) e no Instagram (140 mil seguidores), elas compartilham dicas e experiências com nossas vizinhas.
Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

30 ONGs para ajudar

Pela causa do idosos, dos animais, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência. Há...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *