As atividades físicas causam varizes?

É essencial desvendar os mitos sobre musculação e prática de esportes associados às varizes

O surgimento das varizes também é alvo de mitos. Por isso, é essencial que algumas informações sejam esclarecidas para evitar práticas arriscadas e que podem causar prejuízos à saúde. E sendo cirurgiã vascular, é meu dever desmistificar todas as informações falsas. Mas para começar, vamos entender o que são as varizes. O coração bombeia o sangue para dentro das artérias, vasos que “trabalham” no transporte da circulação sanguínea. Ou seja, as artérias levam o sangue para todas as partes do nosso corpo.

Mas, o sangue precisa retornar ao coração e o “setor” responsável por essa função é o sistema venoso (veias). A “ida” do sangue até as pernas é menos complexa. As artérias bombeiam o sangue com mais força. O problema maior está no retorno. É necessário muito esforço para fazer com que o sangue retorne dos membros inferiores. E nesse caso, a gravidade atrapalha. Embora as veias tenham válvulas internas, mecanismos responsáveis por fazer o sangue seguir em um sentido, em uma analogia simples, é como se elas estivessem empurrando um carro na subida. Portanto, o esforço das nossas veias é grande. Outra informação: diversos fatores podem ainda atrapalhar o funcionamento das válvulas.

A lista dos “não facilitadores” é considerável, mas a herança genética e o estilo de vida pouco saudável são os principais fatores. Em resumo, quando as válvulas já não conseguem dar conta do retorno venoso (refluxo), o sangue permanece no local e a veia dilata. É isso que chamamos de varizes.

 

Relação da prática de atividade física com as varizes –  Esse é um dos mitos. Há quem acredite que os exercícios físicos podem provocar ou de certa forma favorecer o surgimento das varizes. É exatamente o contrário. Lembra que eu citei o estilo de vida ruim como um fator negativo? Pois bem. A atividade física traz vários benefícios para o sistema circulatório. Outro ponto positivo é a melhora dos sintomas provocados pelas varizes, principalmente aquela sensação de peso e cansaço nas pernas.

Toda atividade física é válida, mas as melhores opções são as que exercitam os membros inferiores, como caminhada, corrida, ciclismo, dança e também as atividades na água, como natação e hidroginástica. Caso você goste de jogar beach tennis, ele também está liberado para pessoas com varizes.

 

Musculação causa varizes? Também é outro mito. A musculação, de modo geral, é indicada para pessoas com varizes, principalmente os treinos em que o objetivo é desenvolver os músculos das pernas. Com eles fortalecidos, a circulação do sangue ocorre com facilidade. Mas atenção: cuidado com os exageros. Em todos os exemplos que eu citei, a regra que prevalece é o equilíbrio. Procure sempre por amparo de profissionais da área. E caso tenha varizes, consulte o seu cirurgião vascular. Mesmo que a atividade física seja relevante, o tratamento vascular é indispensável.

 

Dra. Haila Almeida (CRM 194.434: Cirurgiã vascular especialista em tratamento de varizes, fleboestetica e doppler vascular. Clínica Alphaveins – Av. Copacabana, 112, sl 1011, 18 do Forte Empresarial

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

4 dicas para ficar de bem com o corpo e a mente

Reunimos dicas para você manter a saúde em todos os aspectos: do...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *