Barueri recebe prêmio por ações de controle da tuberculose

De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2016 foram registrados 66,7 mil novos casos da doença no país, além de 12,8 mil casos de retratamento

Durante o Fórum Anual da Tuberculose, em São Paulo, a cidade de Barueri foi premiada pela qualidade nas ações de controle da tuberculose. Por ano, são registrados mais de 100 casos da doença no município, que mantém uma média de 83% de cura nos tratamentos. O Fórum foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo por meio da Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica. 

Segundo Fabiana dos Santos, diretora de programas da Coordenadoria e Apoio da Secretaria de Saúde de Barueri, que recebeu a honraria, Barueri possui equipe de atendimento à tuberculose em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), laboratório próprio e até o aparelho GeneXpert, que permite o teste rápido, emitindo diagnóstico laboratorial da doença em apenas duas horas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2016 foram registrados 66,7 mil novos casos da doença no País, além de 12,8 mil casos de retratamento (pessoas que abandonaram o tratamento). No mundo, a tuberculose foi a doença que mais matou em 2015.  

O Brasil atingiu as metas dos Objetivos do Milênio (ODM) de combate à doença com três anos de antecedência. O coeficiente de mortalidade apresentou redução de 15,4%, passando de 2,6 casos a cada 100 mil habitantes em 2006 para 2,2 em 2015. Neste mesmo ano, o País registrou 4,5 mil mortes por tuberculose. Foi neste ano que o Brasil aderiu ao compromisso global de redução de 95% de óbitos e 90% de incidência da doença até 2035.  

Compartilhe
Leia mais de Gabriela Ribeiro

5 dicas de pintura e cores para o quarto

O segredo da pintura em seu quarto é não exagerar nas cores...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *