Casas lindas de viver: 5 propriedades incríveis de Alphaville

Por aqui, no nosso bairro, não faltam inspirações de casas incríveis. Reunimos a seguir algumas delas
|
vero

Ha.bi.tar. Do dicionário Michaelis, “instalar-se num lugar para morar”, “permanecer em um lugar”. É por isso que quando se fala em casa, logo vêm à nossa mente aquela imagem de aconchego, de um lugar em que possamos ficar, habitar, permanecer. E é claro que esse lugar tem que ser acolhedor. Melhor ainda se for dos sonhos! E por aqui, no nosso bairro, não faltam inspirações de casas incríveis. Reunimos a seguir algumas delas.

Com sistema de água de reuso e de geração de energia fotovoltaica, a casa de 1.900 m2 conta com sistema de construção seca, steel deck, cujo principal material estrutural é o aço galvanizado 100% reciclável. Ou seja, não foram utilizados tijolos e cimento, garantindo uma obra ecológica, com economia no consumo da água durante a construção, sem sujeira e sem acúmulo de materiais. Abel e Chris Arantes, à frente do projeto, destacam que a residência não tem divisão de ambientes. “A proposta minimalista usa  estruturas metálicas, proporcionando grandes vãos. A sala de estar, TV, espaço gourmet, sala de jogos, adega (climatizada para 1500 garrafas de vinho) e cozinha ficam no mesmo espaço”, diz Christiana.

Com sete dormitórios, o lugar favorito da arquiteta é justamente a suíte master, localizada no ponto mais alto da residência. “Tem vidros de todos os lados para que a mata preservada do entorno faça parte da decoração. O box e a banheira são ‘soltos’ no meio da suíte. Além de ter piso aquecido, projetor, closets separados para o casal e persianas automatizadas”, diz.

Conta com garagem para 20 carros, tomadas para carros elétricos, quadra de squash, academia, elevador de carga e de pessoas. A piscina tem aproximadamente 300 m2 com prainha, jacuzzi e duas profundidades.

Atualmente, a casa é propriedade de um dos jogadores de futebol mais famosos do mundo.

Metragem: 1.900 m²

Localização: Gênesis 2

Uma piscina onde é possível andar de caiaque, um super terraço com churrasqueira e forno de pizza, um amplo jardim e uma casa totalmente térrea. Em qual lugar de Alphaville fica essa propriedade com ares de campo? Em um terreno de mais de quatro mil m2 no Residencial Vila Velha. “O desejo do casal, que tem três filhas pequenas, era uma casa térrea, rústica e muito aconchegante. Eles já tinham passado por três arquitetos e essa era a última tentativa de colocar o sonho no papel”, relata a profissional responsável pelo projeto Ana Alipio. O resultado é uma moradia que equilibra o universo rústico e campestre com o contemporâneo e elegante. “São cinco suítes e os ambientes sociais integrados: living, home e sala de jantar”, conta.

Para atingir o resultado, a arquiteta usou materiais naturais, como pedra, tijolo e madeira de demolição. Tudo harmonizando com o conceito. “Na decoração, seguimos com obras rústicas, espelhos, palha, tecidos neutros. Um detalhe lindo é a viga metálica, mesclando com o telhado de madeira, que permitiu a abertura do vão livre gigante do living”, conta. Outros destaques ficam com o entorno da casa, cercado por natureza e com paisagismo integrado. Por exemplo, no jardim, um pergolado junto à charmosa piscina com ondas dá vista para a beira do lago do condomínio.

Metragem: 838,14 m²

Localização: Residencial Vila Velha

Vários desejos bem particulares dos proprietário foram atendidos nesse projeto da arquiteta Leonice Alves. Com estilo neoclássico, a casa, totalmente em mármore, tem destaque especial para a arte. No interior, estão muitas obras. Entre elas, peças de nomes como Victor Brecheret, Carlos Araújo e Sônia Menna.

“Um ambiente bem especial e que merece destaque é a adega, construída em um pavilhão exclusivo só para ela”, conta a profissional.

Já do lado externo, uma quadra de futebol particular e as piscinas: uma principal para a família e outra para a cachorra, Bonie.

A casa conta com 1.500 m2, distribuídos em quatro lotes.

Metragem: 1.500 m²

Localização: Tamboré 10

“O desejo do casal, que morava em Paris – ele, francês e, ela, brasileira – era uma casa que integrasse exterior e interior”, relata a arquiteta Luita Trench. Tudo começou com a escolha do terreno: uma esquina, rodeada de árvores, que norteou o projeto. As cinco suítes são  voltadas para o jardim e as copas das árvores. O living e sala de jantar são totalmente integrados com o jardim e a piscina, trazendo verde para dentro da casa. A piscina, aliás, é sempre a vista de qualquer lugar da casa. No ambiente externo, o fire pit para receber os amigos dá o toque final de integração.

O desejo era por uma decór minimalista, mas com excelentes peças de design. A marcenaria totalmente sob medida revestiu boa parte da casa com lindos painéis em madeira freijó, dando o toque moderno. Já os pendentes bacarat, tanto na sala de jantar como no lavabo, deram o charme na iluminação.

Com pegada ecológica, a casa foi construída em estrutura metálica, proporcionando grandes vãos e um ar minimalista, além disso, conta com energia fotovoltaica, cisterna de água da chuva, iluminação em led e ventilação natural cruzada.

Metragem: 700 m²

Localização: Tamboré 10

Especializada em retrofit, a arquiteta Luli realizou uma reforma completa nessa casa de cinco suítes, que era bem antiga. Todos os espaços foram reformulados, revestimentos trocados, cozinha integrada e alguns ambientes novos foram criados, com o objetivo de valorizar a propriedade mas, principalmente, de atender as necessidades e a rotina dos moradores, que era uma família grande, com filhos e que gosta de receber amigos e família.

O destaque fica com a integração entre cozinha e sala, garantida por um painel de madeira. Ele permite que os dois ambientes sejam totalmente integrados em dias de eventos, para receber amigos e cozinhar, mas também permite que sejam separados, no dia a dia.

Uma varanda criada em cima do espaço gourmet, em uma laje que seria sem utilização, ganhou paisagismo de Marcos Andrade e um mobiliário de lareira. “Essa é a parte que mais gosto da casa, ela pode ser aproveitada em sua totalidade, tanto no verão quanto no inverno’, conta Luli. Hoje a casa está à venda.

Metragem: 638 m²

Localização: Tamboré 3

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}