Cinéfilo de Alphaville ganha prêmios internacionais por curta-metragem

Caio Amaral levou para casa estatuetas do LA Shorts Awards e do NYC Indie Film Awards pelo filme “The Simplest Thing in the World”

IMG_3707

“A Coisa Mais Simples do Mundo”, em português, é um curta-metragem de ficção baseado num conto da filósofa Ayn Rand, escrito nos anos 40: fala sobre um escritor em conflito, tentando ignorar seu gosto pessoal para escrever uma história que faça sucesso comercial. Foi por essa produção que Caio Amaral ganhou prêmios internacionais de Melhor Diretor e Melhor Curta. O cinéfilo nasceu em Alphaville e ficou por aqui durante 20 anos. Hoje, apesar de morar em São Paulo, está sempre no bairro para visitar a família. Batemos um papinho com ele para saber mais sobre seu trabalho como diretor – que já deixa todos nós tão orgulhosos!

Quando aconteceu a premiação?

O LA Shorts Awards aconteceu em janeiro em Los Angeles e levamos os prêmios de Melhor Curta e Melhor Diretor. Já o NYC Indie Film Awards, em Nova York, foi no começo de fevereiro e levamos o prêmio de Melhor Curta. Também estou inscrito em festivais maiores que acontecerão ao longo do ano, mas já foi um começo animador.

Desde quando surgiu o interesse pela produção de filmes?

Sou cinéfilo desde criança e sempre sonhei fazer filmes. Meu pai tinha uma produtora em Alphaville (a 5.6) e eu cresci vendo ele dirigir comerciais. Então o universo do cinema sempre esteve próximo de alguma forma. Esse curta “A Coisa Mais Simples do Mundo” é o meu começo de carreira.

Então, esse é o seu primeiro trabalho?

Na verdade, eu só tinha dirigido alguns clipes e trabalhos pessoais sem a pretensão de me apresentar como diretor. Então, considero esse o primeiro, sim. Minha bagagem é muito mais teórica do que prática. Eu já trabalhei em locadora, morei em Los Angeles dois anos onde fiz cursos de cinema, escrevi críticas (inclusive para a VERO) e criei um blog chamado “Profissão: Cinéfilo” onde comento as estreias há nove anos.

Como é já receber esse reconhecimento?

Agora está sendo a primeira vez para tudo: primeiro curta, primeiros prêmios. Foi uma mistura de surpresa e alívio. Por mais que eu estivesse feliz com o resultado, você sempre quer algum tipo de reconhecimento externo para provar que você não está louco, que você fez algo que faz sentido mesmo fora da sua bolha e da dos seus conhecidos.

Você já tem em mente novos projetos?

Eu ainda estou digerindo esse trabalho e focando na divulgação. Não pretendo pular direto para um próximo projeto. Eu tendo a funcionar de uma maneira mais orgânica: quero esperar ficar empolgado com uma nova ideia primeiro, para daí partir para ação.

O filme deve ser lançado no fim deste ano. Abaixo, confira o teaser de The Simplest Thing in the World:

 

Compartilhe
Leia mais de Gabriela Ribeiro

Em Alphaville, arquitetos recebem prêmio do Desafio Casa AQUA

Realizado pela Inovatech e Cipasa Urbanismo, concurso de casa sustentável em Alphaville...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *