Como lidar com as tentações de alguns alimentos nesse momento de isolamento em casa?
Estamos passando por um período muito difícil e de grande desafio mental e físico. Tentando se adaptar em alguns metros quadrados com filhos e marido, casa para cuidar, trabalho home office, alimentação… Pensando nisso, a nutricionista Vilma Moraes Barros separou algumas dicas que costuma usar em sua prática clínica para evitar os quilinhos a mais e nem se sentir culpada!
1.Pense em saúde, não em dieta, assim você fará escolhas alimentares melhores, se cuidando.
2. Tire da mente a palavra “PROIBIDO”. A proibição leva à compulsão. Se você perceber ninguém tem compulsão por cenoura, alface, tomate, maçã etc. As compulsões sempre são de massas, pães, doces, chocolates…os alimentos ditos “PROIBIDOS”.
3. Não deixe que a comida seja o único prazer em sua vida! Muitas vezes comemos sem necessidade procurando uma sensação de bem-estar.
4. Crie consciência de seus comportamentos alimentares. Antes de comer pense se é fome ou apenas vontade de comer.
5. Sempre que você quiser BELISCAR, coloque tudo o que pretende comer num prato (de sobremesa!!): bolacha, o queijo, a azeitona etc. assim você visualiza e seu cérebro registra a quantidade, evitando comer em excesso
6. Você sabia que o tamanho da sua mão é exatamente a porção do que você deve comer? Sorte de quem tem a mão maior…
A medida vai da linha do pulso até o dedo do meio e é voltada para alimentos proteicos, como carnes bovina, frango e peixe. Use somente a palma da mão para alimentos energéticos e reguladores: arroz, feijão, cereais, legumes em geral e frutas.
Sobre Vilma Moraes Barros
Nutricionista, membro do Conselho Regional de Nutrição-SP, especialista em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, formação em Modulação Intestinal, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional – Av. Sagitário, 138, Alpha Square Mall, Torre London, 7º andar, cj 715, (11) 4153-9589 | @vmbnutri