André Palhano: "Como ser mais sustentável?"

Não é preciso abraçar árvores ou deixarde consumir, precisamos apenas ter consciência de nossas decisões
|
vero

O INÍCIO de um novo ano traz sempre a tradição de fazer planos, seja para adotar um novo esporte, aprimorar hábitos alimentares, dedicar mais tempo à família ou até considerar a adoção de um pet. É também o momento em que, impulsionados por esse desejo de mudanças, frequentemente nos deparamos com a pergunta: “O que posso fazer para ser mais sustentável?”. Com desafios tão grandes pela frente, é compreensíve lque nos sintamos incapazes de conter o aquecimento global, eliminar o plástico dos oceanos ou erradicar a fome no planeta. Tampouco temos energia ou tempo para largar tudo e mudar radicalmente de vida, indo viver numa cabana isolada em comunhão com a natureza. Embora eu não seja entusiasta de listas de comportamentos, a resposta para a pergunta acima começa por afastarmos a ideia equivocada de que ser mais sustentável signifique deixar de consumir, abandonar o carro ou renunciar a pequenos luxos, como um banho mais demorado. Essa percepção pode afastar, em vez de engajar, as pessoas.

A consciência é a bússola que orienta nossas decisões em direção a um estilo de vida mais sustentável.

A verdadeira chave reside numa única palavra: consciência. Consciência sobre a origem dos produtos que você consome e de como eles são produzidos, consciência de que o carro nem sempre é a melhor – nem a mais saudável – opção de locomoção, consciência de que banhos prolongados são um prazer ocasional, não uma necessidade diária. Ao adotar uma mentalidade consciente, fica mais fácil separar o lixo para a reciclagem (temos um serviço de coleta exemplar no bairro), utilizar fontes renováveis de energia, como a solar, evitar o desperdício de alimentos, optar por marcas e produtos que sejam certificados e reconhecidos por suas boas práticas de sustentabilidade, entre outras decisões “conscientes”. Um feliz (e mais sustentável) 2024!



André Palhano 
(@andrepalhano) é morador de Alphaville, jornalista e fundador da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade da América Latina, envolvendo articulação e participação direta de centenas de organizações da sociedade civil, empresas, órgãos públicos, artistas, universidades e escolas, realizado desde 2011 em diferentes capitais brasileiras.

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}