Confira o resultado da enquete da VERO sobre as famílias de Alphaville

Para entender como as famílias da região são compostas, enquete foi feita com 500 leitores, via SurveyMonkey, de forma espontânea

As mulheres têm filhos cada vez mais tarde; muitos casais optam por não ter filhos; novas famílias são formadas, cada vez mais, por pessoas separadas ou divorciadas, que juntam filhos e enteados no novo lar; além disso há mais pessoas que vivem sozinhas e crescem os relacionamentos homoafetivos. Isso tudo é realidade no Brasil e no mundo e está ligado a alguns fatores: à maior participação da mulher no mercado de trabalho (agora ela escolhe quando ou se quer casar e ter filhos) e às alterações na legislação, como divórcio simplificado e união estável. Por isso, a VERO fez uma enquete com 500 leitores para entender o cenário de Alphaville – a enquete foi feita via SurveyMonkey, de forma espontânea e sem metodologia científica. Confira o resultado abaixo!

Casamento tradicional? 

A maioria dos casais em Alphaville são casados formalmente, de acordo com a enquete. Mas no país todo, segundo o IBGE, 36,4% dos casais não são casados formalmente.

Gráficos-02

Gráficos-07

Casa com pais e filhos

De todos os respondentes da enquete, os casais sem filhos representam 16,1%. Os casais com filhos são a grade maioria: 60,4%. Mas, para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos, segundo o IBGE, o número de casais sem filhos no Brasil teve um aumento mais significativo, de 15,2% para 19,9%. Em contraposição, diminuiu o número de casais com filhos, que foi de 50,3% para 42,3%.

Gráficos-06

Onde as famílias moram?

Em Alphaville, a maioria de seus residentes tem casa própria, sendo 50% moradores de casa e 50% em apartamentos.

Gráficos-01

Família de um só?

Dos que responderam a enquete, as famílias unipessoais somam 5% – esse é o termo do IBGE para quem mora sozinho. Já no Brasil, o número saltou de 10,4% para 14,6%.

Gráficos-05

Duas mamães, dois papais…

Segundo o IBGE, no Brasil há 58 mil casais homossexuais. 52,6 mil deles vivem no Sudeste. 53% dos casais são de mulheres, e 47%, de homens

Gráficos-09

Formação das famílias

Em Alphaville, 60,4% das famílias são compostas por casais com filhos, 16,1% de casais sem filhos. O número de  mulheres sem cônjuge e com filhos é de 4,4%, mas no Brasil é de 16,3%.

Gráficos-04

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Com loja no Brascan Open Mall, Sou Ice Alphaville oferece sorvetes e congelados

São mais de 150 opções de produtos, que além do varejo, trabalha...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *