Conheça a história de Artine Yaroussalian, um dos primeiros fotógrafos de Alphaville

No bairro há 39 anos, ele já registrou cerca de cinco mil casamentos na região. Confira!

Ilustração: Zé Otávio

Uma câmera Hasselblad era o sonho de qualquer profissional nos anos 70. E foi ela a principal conquista do fotógrafo de Alphaville Artine Yaroussalian quando começou a carreira, aos 24 anos. Pode parecer estranho, mas, além dela, uma maleta cheia de bugigangas, como linha, agulha e lenço de papel, era sua companheira fiel em um dia de trabalho – e você já vai entender o porquê.

Artine, que hoje tem 70 anos, veio para o bairro pela primeira vez em 1979 para fotografar um casamento, mas logo foi convidado pelo padre para clicar todos os eventos que aconteciam na Igreja da Gruta, na Praça Oiapoque. “Além de fotógrafo, eu tinha que organizar cada detalhe, os clientes não precisavam contratar assessoria. Então, eu resolvia até os imprevistos: já costurei vestido de noiva, consertei salto de madrinha, socorri o noivo desmaiado e outras situações inusitadas”, diverte-se o oitavo morador do Residencial 4.

Em quase 40 anos, foram mais de 15 milhões de cliques e cerca de 5.000 casamentos fotografados por aqui. “Mais do que clientes, fiz muitos amigos em Alphaville. Hoje posso dizer que criei raízes no bairro”. Atualmente, Artine ainda fotografa, mas diminuiu a rotina dos eventos. Quem toca o negócio junto com ele é o Rafael, único dos sete filhos que seguiu os passos do pai. Ele ainda administra duas lojas no Centro Comercial, desde 1989: em uma fica seu estúdio e, na outra, revela fotos e vende cabos, fones e outros itens. “Sempre aparece alguém para jogar conversa fora ou pedir alguma informação”. A rotina por lá só muda mesmo quando recebe uma chamada especial. “Tem famílias que faço questão de fotografar, pois já trabalho há anos com eles. Os Borges, por exemplo, comecei com as bodas de prata dos patriarcas, depois vieram batizados, aniversários e, recentemente, fotografei o casamento da neta. Me sinto honrado”, conclui.

Compartilhe
Leia mais de Gabriella Butieri

Empresas de Alphaville fazem projetos que integram o ar-condicionado ao padrão da casa

Lilian Bianchini e Geraldo Vieira uniram, num só lugar, duas empresa para...
Read More

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *