Waltinho Nascimento: “11 curiosidades sobre o futebol que talvez você não saiba”

Você sabia que a primeira bola oficial era uma bexiga de porco, inflada a sopro? Saiba mais sobre essa e outras curiosidades sobre o esporte

curiosidades sobre futebol

1. Apesar de atividades similares terem sido praticadas há mais tempo, o futebol tem como data oficial de sua fundação o dia 23 de outubro de 1863 onde representantes de 12 escolas se reuniram no centro de Londres para definir regras em comum a aquele esporte praticado com bola de couro. Essas escolas fundaram a primeira entidade do futebol mundial, a Football Association (FA).

2. A primeira partida disputada sob o comando da FA aconteceu entre os times do secretário da associação, Arthur Pember e do presidente, Ebenezer Cobb. O time do presidente venceu por 2×0 e cada time teve 14 jogadores de cada lado, uma vez que as regras ainda não estipulavam limite de jogadores em campo.

3. Uma das principais regras definidas pela FA era que o objetivo (ou goal, em inglês) era levar a bola até a linha defendida pelo oponente. Em outras palavras, há traduções que vêm para o bem. Imagine se hoje a gente torcesse para que o Neymar fizesse muitos objetivos na Copa da Rússia?

4. O futebol só proibiu o uso das mãos para jogadores de linha em 1869. Antes disso existiam exceções a essa regra.

5. A primeira bola oficial era uma bexiga de porco, inflada a sopro, amarrada nas extremidades e envolta numa embalagem de couro. Hoje, em seu livro de regras a FIFA diz que a bola deve ser: esférica, feita de couro ou material apropriado, de uma circunferência de não mais que 70cm nem menos que 68cm, pesar entre 410g e 450g, ter pressão entre 0.6 e 1.1 atmosferas.

6. O clube mais velho do mundo é o Sheffield F.C. fundado em 1857. Junto ao Real Madrid, o Sheffield F.C. é o único clube do mundo a ter recebido a ordem de mérito da FIFA.

7. O primeiro jogo oficial não britânico foi um amistoso entre nossos hermanos Uruguai e Argentina, disputado em Montevidéu.

8. O Notts County da Inglaterra é o time mais antigo a sobreviver como profissional. Fundado em 1862 o time hoje patina na terceira divisão inglesa. O uniforme do time inspirou as cores da Juventus de Turim.

9. Em 1867 funcionários ingleses que construíam rodovias na Argentina fundaram o Buenos Aires FC, provavelmente o primeiro clube sul-americano.

10. E o Brasil, é mesmo o país do futebol? Existem algumas versões sobre como o futebol chegou no país, mas a mais plausível é a de que um menino, Charles Miller, filho de pai inglês e mãe brasileira, ao voltar dos estudos na Inglaterra, trouxe consigo duas bolas e um livro com as regras básicas do futebol. No dia 14 de abril de 1885, Charles conseguiu juntar dois times: Funcionários da estrada de ferro de São Paulo contra funcionários da Companhia da gás. Foi ali, num campinho de várzea, que a bola rolou oficialmente pela primeira vez por aqui.

11. O primeiro time fundado no Brasil foi o Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. A Ponte Preta veio logo depois, em 11 de agosto de 1900. Flamengo e Vitória da Bahia foram fundados antes, mas só entraram no futebol depois, em 1905 e 1904 respectivamente.

As informações que você lê nessa coluna foram retiradas do livro Almanaque do Futebol Sportv, de Gustavo Poli e Lédio Carmona.


Gostou? Leia mais artigos de Waltinho Nascimento aqui! 

Compartilhe
Leia mais de Waltinho Nascimento

Waltinho Nascimento: “Anti-iluminismo alviverde”

Mais uma vez o milionário Palmeiras começou com muitas expectativas, passou por...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *