Débora Bertini: “Tendências que chegaram para ficar no mercado imobiliário”

Espaços adaptados para novas funções e o desejo por ambientes mais amplos impactam diretamente na construção e decoração de imóveis residenciais

A casa multifuncional, um conceito onde as pessoas transferem suas principais atividades para dentro das residências, é uma tendência que se fortaleceu nos últimos meses por conta do trabalho remoto, impactando o comportamento do consumidor. O aumento da demanda por espaços maiores, mais afastados dos grandes centros e com estrutura para o home office está cada vez maior. Este resultado é observado por conta do novo perfil do cliente, que busca espaços multiuso dentro de casa e com áreas comuns ao ar livre.

E na hora de montar um ambiente multitarefas, é preciso observar alguns aspectos para esse cômodo, como iluminação, cor e decoração. Quanto maior a iluminação natural no ambiente, mais fácil é complementar com uma boa iluminação artificial. É fundamental pensar ainda no tipo de luz que será utilizada, de acordo com o uso dado ao espaço. No caso do home office, o indicado é um mix de temperatura de cor entre 4000 e 7000K (+branca) com toque de branco quente (até 4000K), pois essa mistura traz a sensação de aconchego e bem estar.

A escolha das cores também torna o local ainda mais agradável. As cores claras tendem a ser mais “calmantes”, portanto, os tons de off white, verde claro e tons quentes na paleta mais branda são ideais para os ambientes de trabalho. Para o toque final, basta trazer a natureza ainda mais perto com uma simples dica: plantas em vasos de diversos modelos e texturas.

Com um novo perfil de público, certamente, as demandas atuais não serão passageiras, já que a previsão é de que o home office seja mantido como uma das formas de trabalho no mercado. Em pesquisa global realizada pela Grant Thornton, 253 executivos foram entrevistados e, 32% deles já decidiram adotar o home office como forma de trabalho; enquanto outros 45% já avaliam esta possibilidade. Por isso, para se manter na vanguarda e cada vez mais em sintonia com o cliente, os mercados de construção, arquitetura e decoração precisam estar atentos às novas oportunidades, que são recentes e que têm muito a serem exploradas.


Débora Bertini é diretora de incorporação da MPD Engenharia, construtora e incorporadora que atua há 39 anos em Alphaville. | Av. dos Parques, 45, Tamboré (stand de vendas), (11) 3181-4138, mpd.com.br

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Loja Fernanda Rosa, no Shopping Flamingo, está com promoção em todos os calçados

Com peças de várias marcas, loja também oferece looks completos para o...
Read More

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *