Descubra 4 curiosidades sobre o delicioso e nutritivo cuscuz

Você sabe qual a origem desse prato e quais seus benefícios para a saúde?

Apesar de tão conhecido e consumido no Brasil, principalmente na região nordeste do País, o cuscuz veio da África, feito de sêmola de cereais como trigo, arroz, milho ou da mandioca.

É chamado de cuscuz qualquer massa feita de farinha, água e cozida no vapor, podendo ser servida com molhos, manteiga, leite, em sopas ou mesmo puro.

1 – Uma delícia vinda diretamente da África!

Chegou no Brasil pelas mãos dos portugueses e se difundiu rapidamente entre as pessoas, que passaram a consumir o prato, devido ao seu sabor, valor nutricional, facilidade no preparo e baixo custo.
Com o tempo cada região passou a consumir de forma diferente, sendo possível encontrar cuscuz cozido apenas com sal, ou com leite, com purê de abóbora, adoçado e com leite de coco, cuscuz feito de flocos de arroz e goma de tapioca.

2 – O Oriente Médio também tem sua versão

Feito de sêmola de trigo, o cuscuz marroquino é um prato leve e bastante nutritivo, servido geralmente com molhos que podem ser picantes, caldos, sopas, carne, frango ou carneiro guisados, legumes, ou em forma de salada. Há também uma versão para os dias de festa, quando é servido doce, com mel, amêndoas e especiarias.

3 – Um prato gostoso e nutritivo

Em 100 gramas de cuscuz cozido com sal é possível encontrar 112 calorias, além de quantidades importantes de carboidratos de médio índice glicêmico, fibra, proteínas, cálcio e magnésio. Pode ser um importante aliado à uma dieta saudável e equilibrado, sendo tanto um bom café da manhã, acompanhado de manteiga, queijo ou leite, quanto nas outras refeições, substituindo arroz branco e macarrão.

4 – Escolha o seu tipo de cuscuz para um dia festivo

Se a ocasião é especial e pede um prato mais incrementado, ainda é possível comer algo muito gostoso de forma saudável. Aí entra em cena o brasileiríssimo cuscuz paulista, que pode ser incrementado com peixe e frutos do mar, ou a versão marroquina do cuscuz, cheio de temperos, picância e especiarias.
Seja aquele simples, no café da manhã ou o super temperado para os dias de festa, um cuscuz bem feito e gostoso é sempre uma boa pedida!

 

be alpha | fast-food saudável | www.bealpha.com.br | @bealphafoods

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

VERO 18 anos: conheça alguns parceiros que fazem parte da nossa história

São tantas momentos juntos: confira a relação da VERO com alguns parceiros...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *