ESG na construção civil já é realidade e gera benefícios

O grande desafio é buscar tecnologias e soluções que reduzam o impacto das obras em relação aos recursos naturais e às comunidades

O mundo está com os olhos voltados para um assunto que vem ganhando espaço na agenda das empresas, o ESG – Environmental, Social and Governance –, que trata das questões relacionadas ao meio ambiente, desenvolvimento social e governança corporativa. Na construção civil, o assunto está cada vez mais presente no desenvolvimento de projetos, assim como nos canteiros de obras, já que o grande desafio é buscar tecnologias e soluções que reduzam o impacto das obras em relação aos recursos naturais e às comunidades onde os projetos estão inseridos.

Fato é que não existe mais a possibilidade das corporações não inserirem em seus pilares estratégicos o tema sustentabilidade. Hoje, muito mais do que desenvolver e lançar produtos, é preciso pensar em como ele será funcional para a realidade socioeconômica de determinada região.

Outro ponto crucial é respeitar as políticas ambientais de consumo de recursos naturais, como água e energia, e fazer a gestão correta dos resíduos da obra. Tudo isso precisa estar contemplado no dia a dia da construção civil. Não é uma tarefa fácil, mas é possível com políticas claras e a conscientização de todos.

O ESG assumiu uma posição de protagonismo nas empresas e está atraindo cada vez mais investidores atentos a essa realidade. Ter políticas ambientais e de governança corporativa na construção civil reforça a imagem positiva da empresa frente aos stakeholders; influencia positivamente na cadeia produtiva, dando exemplo para clientes e fornecedores a serem sustentáveis; gera benefícios ao meio ambiente, à sociedade reduz custos e aumenta lucratividade.

Por tudo isso, precisamos sim ter os olhos voltados para essa nova realidade, produtos com qualidade, conforto e segurança, mas que acima de tudo tenham o compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. Ao fazermos mais com menos, saímos ganhando e o ESG veio para nos ajudar.

“Não existe mais a possibilidade das corporações não inserirem em seus pilares estratégicos o tema sustentabilidade” Débora Bertini é diretora de incorporação e vendas da MPD Engenharia, construtora e incorporadora que atua há 39 anos em Alphaville

Av. dos Parques, 45, Tamboré (stand de vendas), | (11) 3181-4138, | mpd.com.br | @mpdengenharia

Compartilhe
Leia mais de relacionamento@vero.com.br

Conheça a Porsani Consultoria e Assessoria Contábil.

Terceirize a contabilidade da sua empresa e tenha mais tempo para fechar...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *