Está travando no inglês, e agora? Conheça a professora do idioma Paola Nogueira

Um bom profissional da área pode ajudar a identificar qual nível atual em cada habilidade (fala, audição, leitura e escrita) e estabelecer objetivos de fluência em cada uma delas
|
vero

“Comecei a estudar inglês lá pelos anos 90. Não havia internet e tudo parecia que acontecia de forma muito palpável e lenta”, conta Paola Nogueira, que hoje é professora do idioma. O processo de aprender inglês era demorado, de fato. O acesso a informação era muitíssimo menor que hoje.

“Em determinado momento, senti que não havia evolução no meu nível de inglês. Eu havia chegado no nível intermediário, neste nível praticamente todos agarram, mesmo”, conta. Talvez você deva estar se sentindo da mesma forma, parece que seu nível de inglês não avança. Não há mais a percepção de progresso e novidade que havia no nível básico. Esse estágio do nível de aprendizagem se chama Plateau do Intermediário.

O aluno de inglês de nível intermediário tem esse desafio, que talvez seja maior que o desafio de quando se é iniciante. No Plateau do intermediário você compreende bem, se comunica razoavelmente bem, mas aqui ainda não é o fim do percurso, dependendo da sua demanda é necessário chegar no nível avançado e este é um dos desafios – aqui você já tem um nível de comunicação razoável.

O Plateau do Intermediário é essa estabilização da velocidade de aprendizagem da língua: você sabe a língua, mas sente-se como se não soubesse. Observe algumas características que indicam Plateau:

• Você tem a impressão que tudo está repetitivo;

• As estratégias que antes utilizava já não dão os mesmos resultados;

• Por mais empenho que coloque, não vê resultados e progresso significativos;

• Apesar do bom nível, você se sente desconfortável para falar em inglês;

• A motivação para estudar cai totalmente.

Comparo essa etapa da aprendizagem a atletas de alta performance. As estratégias que o levaram a um nível amador no esporte, possivelmente, não o levarão ao profissional. Orientação de um profissional, estratégias personalizadas e uma prática direcionada pode tirar você do eterno nível intermediário para o avançado. Algumas técnicas podem ajudar você a evoluir. Neste ponto, ter contato com material autêntico e não apenas com livros didáticos é essencial para destravar o inglês.

A esta altura, você já conhece qual é seu estilo de aprendizagem, de que forma aprende melhor, não deixe de tentar formas novas, fazer sempre da mesma forma não gera resultados novos. Um bom profissional da área pode ajudar a identificar qual nível atual em cada habilidade (fala, audição, leitura e escrita) e estabelecer objetivos de fluência em cada uma delas em curto, médio e longo prazo. O mais importante é não ficar “travado” no inglês, que ótimo não estarmos mais na década de 90! Podemos ir mais rápido.

(27) 99600-1599, @inglescompaola

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}