Experiência VERO: levamos um novo morador de Alphaville para pedalar na Via Parque

Que tal passar uma manhã pedalando? É só preparar a bike e arrepiar, porque, aqui em Alphaville, domingo é dia de pedal! Confira como foi o passeio de Leandro Gonçalves por lá!

Experimente Alphaville: convidamos alguns moradores para experimentar a região e fazer coisas que nunca tinham feito antes por aqui, como passear com o cachorro no Parque 18 do Forte e ir com a família ao Parque Ecológico do Tietê. À seguir, veja como foi a experiência de Leandro Gonçalves ao pedalar na Via Parque. 

Domingo: céu azul e uma via livre de carros para pedalar. O cenário não poderia ser melhor para o empresário Leandro Gonçalves, 31 anos, dar uma volta de bike em Alphaville – confira notícias do bairro aqui. Morando há apenas um mês no bairro (na verdade, ele morou aqui por anos, mudou-se para São Paulo e voltou agora!), ele é adepto da prática de esportes ao ar livre e topou de primeira dar um passeio pela ciclovia da Via Parque – que, aos domingos, ganha o reforço de uma ciclofaixa; nesse dia ela começa na parte de Santana de Parnaíba e é interligada ao trecho pertencente ao município de Barueri.

“O local é bem estruturado, está legal. Acho que a pista está boa, e o asfalto, novo, o que é ótimo, pois evita acidentes. A ausência de lixo pela via também chamou a atenção!”, destacou. E não foi só a infraestrutura que o surpreendeu; a segurança foi outro ponto positivo observado pelo empresário. “É bem sinalizado, tem cones fazendo a divisão da faixa, e os carros acabam passando com velocidade reduzida”, disse.

Para o empresário, apesar de toda a estrutura disponibilizada, falta um ponto de assistência para ciclistas. “Deu para ver que aqui passam atletas que treinam forte e também há famílias com crianças. Por isso, acho que o ideal seria ter um local para tomar água, sentar, aproveitar uma sombrinha. Isso faria toda a diferença”. Ele completou: “No geral Alphaville é carente de espaços para fazer atividades físicas e que tenham também locais para sentar com os amigos para conversar, tomar uma água de coco, um açaí, se refrescar”. Ao fim do passeio, Leandro foi enfático: “Gostei da experiência, é um lugar ao qual dá para vir com a família, todo mundo se respeita. É bem melhor do que ficar em casa assistindo TV”, concluiu.

Conheça mais histórias de moradores aqui. 

O lugar

Em 1977 foi concedida a primeira autorização para o uso da Via Parque. Em 2017 ela foi duplicada e ganhou a primeira e única ciclovia do bairro, que começa na frente do Colégio Universitário e termina pertinho do Parque Ecológico do Tietê. Além disso, aos domingos, o trânsito de veículos é restringido por ali, e a avenida ganha reforço de uma ciclofaixa. O único inconveniente é o rio Tietê, que corre ao lado e carece de despoluição urgente.

Enquete VERO

Perguntamos aos nossos leitores quem já tinha ido pedalar na Via Parque. Mais de 150 pessoas responderam à enquete da VERO, via Survey Monkey (feita sem metodologia científica e direcionada ao público via e-mail e redes sociais). Confira o resultado abaixo:

Fotos: Rogério Alonso

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Beatriz Bononi

Colégio Pentágono tem parceria com Google para usar tecnologia em sala de aula

Em 2017, a instituição completou 20 anos em Alphaville. #Publipost
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *