Ideias sustentáveis na reforma, construção e decoração

Antes mesmo de começar uma obra, é preciso pensar e avaliar qual será o impacto causado no meio ambiente, se irá alterar a paisagem e o ecossistema do local

A sustentabilidade é, cada vez mais, um compromisso de todos nós. Mas, como trazê-la do plano das ideias e colocá-la em prática, no nosso dia a dia? E, mais particularmente, como aplicá-la na reforma, construção ou decoração? Antes mesmo de começar a construir ou reformar um imóvel, é preciso pensar e avaliar qual será o impacto causado no meio ambiente, se irá alterar a paisagem e o ecossistema do local e como os resíduos gerados serão descartados ou escoados.

Os tipos de materiais que serão usados também definem se a obra será sustentável. Por isso, utilize o máximo que puder de materiais recicláveis, como madeira reciclada, tijolos ecológicos (feitos de cinzas, entre outros), pisos de bambu e cortiça para substituir o piso de madeira normal e até aço, pois o aço tem índice 100% de reciclagem, podendo ser reaproveitado de obras prévias. Além disso, uma viga de 30cm em aço é muito mais esbelta e elegante que uma de 80cm de concreto em um piloti, por exemplo.

Reaproveite sobras de materiais de construção na própria decoração da casa. A madeira pode ser utilizada para confeccionar móveis e até mesmo o concreto e revestimentos podem se tornar uma série de itens decorativos charmosos e personalizados.

Vale pensar ainda em formas para aumentar o máximo possível o isolamento térmico dos ambientes, optando por tintas à base d’água na hora de pintar a casa. Outra maneira muito prática de tornar ambientes mais confortáveis e agradáveis é com o teto pintado de branco ou telhado verde, com jardim. O teto verde não apenas diminui a temperatura do prédio ou casa – as plantas absorvem os raios solares –, mas também é capaz de incrementar o isolamento acústico, reduzindo o volume de barulho que emana e chega ao ambiente.

Finalmente, reaproveite a água por meio de um sistema de calhas ou cisterna e maximize a luz natural, diminuindo o consumo elétrico com aquecedores e condicionadores de ar, e dê preferência por lâmpadas LED, que consomem menos energia e têm maior vida útil.

Como se vê, é perfeitamente possível colocar em prática o conceito de reforma e construção sustentáveis, sendo opção vantajosa para construtoras e cidadãos conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente, para o bem de toda a sociedade.


Por:

Débora Bertini é Diretora de Incorporações da MPD Engenharia,

construtora e incorporadora que atua há 39 anos em Alphaville | Av. dos Parques, 45, Tamboré (stand de vendas), (11) 3181-4138, mpd.com.br

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Eleve o nível dos seus sonhos

Selecionamos os melhores imóveis em apenas um lugar
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *