Isabel Alves de Azevedo: “Como melhorar o desempenho da empresa”

A empresa deve apostar em uma cultura empresarial democrática, humanizada e colaborativa: é importante definir uma estratégia clara para otimizar os resultados

Melhorar o desempenho da empresa é o objetivo de todos dos gestores: afinal de contas, promover o crescimento contínuo da organização garante maior lucratividade, reconhecimento e oportunidades de mercado tanto para a empresa quanto para seus funcionários e colaboradores.

Mas como é possível alcançar esse objetivo sem aumentar os custos ou desgastar a equipe? Algumas técnicas de gestão podem contribuir para a agilidade e eficiência dos trabalhadores. A empresa deve apostar em uma cultura empresarial democrática, humanizada e colaborativa. Para isso, é importante definir uma estratégia clara e definida para otimizar os resultados.

Estimular a competitividade, criar um ambiente de trabalho colaborativo e implementar uma cultura de inovação são algumas práticas que podem trazer resultados positivos para a empresa. Neste artigo, vamos explicar quais ações podem ser aplicadas dentro da empresa para promover o crescimento. Gostou? Então continue lendo!

Entenda qual a importância de uma estratégia para melhorar o desempenho da empresa

O primeiro passo para melhorar o desempenho da empresa é traçar uma estratégia para alcançar esse objetivo. Toda ação deve ser pensada, testada e avaliada antes da sua implementação definitiva. Isso porque muitas mudanças podem impactar negativamente o cotidiano dos funcionários e a adaptação pode provocar mais transtornos do que benefícios.

Por isso, é importante dialogar com as equipes internas e procurar entender as principais dificuldades, desejos e necessidades dentro de cada setor. Questionar os funcionários sobre a eficiência e necessidade de alguns procedimentos obrigatórios é uma excelente forma de levantar uma discussão saudável e chegar a conclusões mais precisas. Assim, além de nortear a estratégia de desenvolvimento, os colaboradores sentirão que têm voz dentro da empresa e se sentirão ainda mais valorizados. Isso fará com que eles se sintam mais motivados em trazer resultados para a organização.

Confira 5 dicas para aumentar a produtividade da equipe

O desempenho da empresa está diretamente ligado à produtividade da equipe. Algumas práticas de gestão de pessoas podem ser a chave para encorajar os funcionários e otimizar resultados.

Para estimular o desenvolvimento dos funcionários e, portanto, da empresa, é importante que a companhia invista em estratégias que fomentem a colaboração e a inovação. Definir metas, atribuir responsabilidades e gerenciar corretamente a informação disponibilizada aos funcionários são algumas formas de alcançar esses resultados.

Confira abaixo cinco maneiras de aumentar a eficiência dos colaboradores da empresa:

1.Estimule a competitividade

Incentivar uma competição sadia entre os funcionários é uma excelente forma de impulsionar a produção. Para isso, pode-se criar sistemas de recompensas para os colaboradores que atingirem suas metas.

Para definir tais objetivos, recomenda-se utilizar o método de construção de metas SMART — acrônimo em inglês para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Timely (Temporal).

2.Incentive a responsabilidade comum da equipe

Um dos maiores desafios do gestor é promover a sinergia entre os colaboradores para que todos se sintam responsáveis pelo sucesso da empresa. Isso porque, apesar de ter metas em comum, cada indivíduo possui suas próprias aspirações e objetivos pessoais.

Por isso, é importante que cada integrante da equipe reconheça a sua importância dentro da empresa, bem como o valor de seus colegas. O reconhecimento individual e coletivo é, portanto, a chave para garantir a colaboração de todos.

Porém, é preciso destacar que assim como o reconhecimento, a exigência também é fundamental para garantir uma boa performance da empresa. Por isso, notificar e dialogar com funcionários cuja produtividade tem decaído com o passar do tempo são ações essenciais para manter a qualidade do trabalho e, ainda, mostrar para a equipe que a gestão está atenta ao desempenho individual de cada funcionário.

3.Invista em conhecimento

A gestão de dados deve ser uma das prioridades dentro das organizações. Muitas empresas buscam otimizar a eficiência das suas operações e, pela dificuldade da gestão do conhecimento, se distanciam desse resultado.

Por isso, é importante que os funcionários tenham à disposição as informações necessárias para executarem suas funções com excelência. Além de garantir a qualidade na entrega, a equipe também otimiza seu tempo em busca de conhecimento.

4.Construa um ambiente colaborativo

Um ambiente colaborativo é essencial para estimular a criatividade, inovação e boa performance da equipe. Para isso, é importante estimular a interação entre os funcionários. A dica é implementar diferentes meios de comunicação dentro da empresa, para que todos os colaboradores se sintam à vontade para se expressarem.

Outra forma de construir um ambiente colaborativo é promovendo encontros periódicos entre os gestores e funcionários da empresa. Isso estimula a participação dos trabalhadores e demonstra que a empresa valoriza a contribuição de todos.

5.Implemente uma cultura de inovação

Desenvolver uma cultura de inovação é outra forma de estimular o crescimento da empresa. Para isso, a organização deve incentivar os funcionários a ficarem atento às novas tendências e trazerem suas ideias para dentro da organização.

Convidar profissionais de renome para darem palestras na empresa é uma forma prática de implementar essa cultura. Outra maneira de incentivar a inovação é oferecer aos funcionários a oportunidade de participar de cursos e eventos que podem agregar tanto para a companhia quanto para o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Além disso, estimular o desenvolvimento de novos projetos também é uma forma de promover o crescimento da empresa. Essa ação demonstra ao funcionário que suas ideias são valorizadas.

Descubra o impacto de um ambiente colaborativo na empresa

Promover um ambiente colaborativo é fundamental para empresas que esperam os melhores resultados da sua equipe. A ação favorece  o crescimento contínuo do negócio, já que estimula a contribuição entre todos os profissionais e instiga a inovação e a produtividade.

Investir nessa estratégia é uma ação essencial para empresas que querem se tornar referência no mercado. Isso porque, ao estimular a colaboração, a companhia terá uma vantagem competitiva frente a concorrência. Além disso, um ambiente corporativo que incentiva a contribuição possui maiores níveis de satisfação entre os funcionários — resultando, assim, no aumento da produtividade e, consequentemente, em um melhor desempenho da empresa.

 

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Gabriela Ribeiro

Inscrições para o Prêmio Barueri de Literatura vão até 27 de agosto

Ação tem o objetivo de revelar novos talentos e promover o entusiasmo...
Read More

COMENTÁRIOS

  • Liverpool have promoted Under-16 coach Barry Lewtas to take on the role made vacant by Steven Gerrard’s move into senior management at Rangers. He joined the Anfield club five years ago. Steven Gerrard’s Liverpool academy replacement confirmed as Barry Lewtas is appointed U18s manager

    https://bit.ly/2JCArSc

  • Ahead of his 1,000th match in charge of Arsenal – a daunting Saturday lunchtime away trip to Chelsea – Sportsmail tracked down 20 former players and asked them to lift the lid on the real Arsene Wenger. Here’s what Nicolas Anelka had to say… Arsene Wenger’s 1,000th Arsenal game: Watch video of Anelka’s tribute

    https://bit.ly/2S3sXus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *