Juliana de Lacerda Camargo: “Pequenos ajustes, grandes impactos”

Quanto será que, às vezes, nossas dificuldades na vida poderiam ser positivamente impactadas por pequenos ajustes? E quanto poderíamos potencializar nosso crescimento com pequenas ações?

Sabe-se que o menor caminho entre dois pontos é uma reta. E, quanto mais distantes estão os dois pontos, maior impacto terá qualquer pequeno desvio de ângulo que se faça na saída. É muito útil considerarmos leis físicas e exatas para entender nosso funcionamento e como podemos fazer os ajustes de rota necessários. Experimente caminhar um quilômetro entre dois pontos, desviando apenas cinco graus da partida. Não sou professora de trigonometria, mas sei que você vai parar bem longe de seu destino.

No treinamento quatro fases da liderança, ensinamos sobre Linguagem Artística – ou a linguagem usada como arte –, e fazemos uma brincadeira com os participantes, que devem analisar num diálogo uma história infantil usando primeiramente o termo ‘sim, mas’, depois substituindo por ‘sim, e’. É muito bacana ver como uma simples palavrinha pode ser a diferença entre a discordância e o trabalho conjunto e como essa consciência pode ser fundamental para que sejamos propositais em construir os caminhos que nos levam onde desejamos. Aliás, engraçado porque mesmo em situações em que os alunos querem desafiar e continuar discordando quando usam o ‘sim, e’, ainda assim há uma mudança de dinâmica para a concordância. Vale o teste.

Em termos de carreira, é conhecida a máxima de que as pessoas são, na maior parte das vezes, contratadas por competências técnicas, mas demitidas por competências comportamentais. Se você parar pra pensar na sua própria carreira ou na de pessoas próximas a você, eventuais descarrilamentos tendem a ter resultado de questões comportamentais, o que pode até ter envolvido a maneira como recebeu e processou um feedback técnico negativo.

Agora, refletindo sobre a diferença que pequenos desvios ou palavras podem fazer no produto final e também em nosso crescimento profissional e pessoal, quanto será que, às vezes, nossas dificuldades na vida poderiam ser positivamente impactadas por pequenos ajustes, pequenos esforços, pequenos alinhamentos? E quanto poderíamos potencializar nosso crescimento com pequenas medidas, ações e decisões?

Um sorriso pode ser a diferença entre gerar um ambiente produtivo ou de distração; acordar 15 minutos mais cedo pode ser a diferença entre chegar afobado num compromisso ou demonstrar postura e tranquilidade; a subtração de um pouco de gordura diariamente pode representar, ao final de um período, a melhora na saúde ou até a perda de peso.

Pois é, dois é mais que um, que é mais que zero. Um pequeno ajuste de rota hoje pode representar uma enorme distância lá na frente tanto pra bem, como pra mal. E, claro, com base nesta reflexão deixo algumas perguntas para você:

  • Onde gostaria de chegar daqui a algum tempo? Quem você gostaria de ser? O que gostaria de construir? Onde quer levar sua organização, sua equipe, sua liderança?
  • Que pequenos ajustes, ações, atitudes seriam necessários para ajustar a mira?

Sabe, às vezes pensamos que só grandes movimentos surtirão efeito e desistimos porque acreditamos que ‘se for simples não funcionará’. Será? Conta a história que Otto Von Bismarck, que esteve à frente da unificação da Alemanha, teve dentre suas articulações e estratagemas a interceptação de uma carta entre duas nações, na qual apenas alterou uma vírgula de lugar para gerar um conflito entre elas. Se esse detalhe da história é verídico, eu não sei, mas que poderia ter sido, não tenho a menor dúvida, pois uma pequena vírgula pode fazer toda diferença numa mensagem.

Quem sabe uma pequena vírgula hoje pode fazer grande diferença em sua história? É, pequenos ajustes, grandes impactos!

É isso aí.

Compartilhe
Leia mais de Juliana de Lacerda Camargo

Juliana de Lacerda Camargo: “Coragem para mudar”

Muitas vezes queremos atender as expectativas de todas as pessoas, mas com...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *