Meditação nas escolas

O projeto é pioneiro do Rotary Club e da Secretaria de Educação de Santana de Parnaíba para ensino do século XXI

O Rotary entende que precisamos combinar a educação da mente com a educação do coração e que chegou o momento de realizarmos uma transformação na maneira de educar as futuras gerações.  Trata-se de um projeto social, pioneiro e inovador, que está sendo implantado em toda a rede pública do ensino municipal pela primeira vez e de forma inédita, visando beneficiar os alunos e a sociedade como um todo.

O projeto-piloto foi realizado com êxito no Colégio Municipal Dr. Paulo Octávio Botelho, e de acordo com o Diretor Sergio Araújo, registrou um aumento de 70% nas notas e melhora no comportamento dos alunos. O projeto está em fase de expansão. Até o momento já foi implantado em sete colégios da rede de ensino público municipal, tendo beneficiado cerca de 3 500 alunos. A meta é implantar a prática da meditação nas 69 escolas municipais, abrangendo um total de 28.000 alunos.

O treinamento do corpo docente está sendo realizado através de workshops nas escolas previamente agendadas pela Secretaria de Educação. O mais bacana é que os professores não precisam se ausentar da escola e eles são beneficiados duplamente: melhor desempenho no âmbito pessoal e melhor desempenho no âmbito profissional com melhora nas notas e no comportamento dos alunos.

  • O que é meditar?

A palavra meditação vem do latim “meditare”, que significa “voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior” e “voltar a atenção para dentro de si”. Já está comprovado cientificamente, que a meditação traz vários benefícios para a saúde, como a redução de estresse, dor e insônia, melhora nos quadros de depressão e ansiedade, aumento do foco de atenção e da qualidade de vida, dentre outras inúmeras situações.

Meditar é assim: simples, barato, transformador e não depende de ninguém além da própria pessoa. Porém, é preciso treino e regularidade. E ao contrário do que pode parecer à primeira vista, aquietar-se por alguns minutos e prestar atenção na própria respiração não é exatamente fácil. Primeiro, é necessário ter a intenção honesta de fazer algo positivo por si mesmo e empenhar-se para isso com disciplina, investindo energia psíquica nesse propósito diariamente. E fazer isso, mesmo sabendo de antemão que, principalmente no início, os pensamentos vão voar. O exercício, aliás, é justamente esse, trazer a mente de volta, centrar-se de novo na respiração, e de novo e de novo, sem julgamentos.

Daniel Goleman, psicólogo conhecido internacionalmente pelo livro “Inteligência Emocional”, nos ensina em seu último livro “Foco”, que a prática da meditação pode ser comparada com os exercícios físicos, no sentido de que estes exercitam os músculos do nosso corpo, enquanto que a meditação exercita a nossa mente e atua na área do córtex pré-frontal do cérebro desenvolvendo a criatividade e a atenção.

A possibilidade de, ao reabrir os olhos, enxergar o mundo de forma diferente, como se a paz interna transbordasse ao redor, é imensa. Mas não é magia. Cuidar de si mesmo requer determinação, paciência e tempo ainda que sejam só poucos minutos por dia.

  • Respiração e generosidade

Mais de 4000 estudos científicos mostram que a respiração lenta utilizando o diafragma traz benefícios à saúde. Quando esse músculo é utilizado, o ar chega até a base dos pulmões, enviando mais oxigênio às células. A respiração consciente, silencia o “barulho” interno e proporciona inúmeros benefícios tanto físicos quanto psíquicos.

A prática de 5 min diários da meditação para desenvolver a criatividade, aumentar o foco de atenção e controlar a impulsividade, combinada com a prática da generosidade, onde os alunos são orientados a usar o tempo, o amor e a amizade em casa ou na escola para alguém ou para um animalzinho de estimação, farão com que nossas crianças cresçam como cidadãos responsáveis, bondosos e preparados para os desafios do mundo.

  • Hiperatividade, TDAH ou excesso de estímulos?

O resultado de estudos científicos estão demonstrando que o excesso de estímulos, atividades, propagandas, uso de celulares, Ipads, videogames e TV estão saturando a mente de crianças em níveis jamais vistos. Segundo o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, crianças pequenas têm mais informações do que tinha um imperador da Roma Antiga e do que tinham Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, os grandes pensadores da Grécia antiga. Contudo, o autor nos ensina que, pensar excessivamente é uma bomba contra a qualidade de vida e um intelecto criativo e produtivo.

Augusto Cury, nos apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) como uma das doenças do século, provocada pelo excesso de pensamento e não raro confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção. Como evitar que as crianças estejam mentalmente agitadas, desconectadas, impulsivas, com dificuldade de elaborar suas experiências diante disso?

Pesquisas feitas por neurocientistas, psicólogos, médicos e filósofos renomados como Daniel Goleman, Zon Kabat-Zinn, Richard D. Roberts, Alan Wallace, todas são unânimes sobre os benefícios da Meditação Mindfulness juntamente com a prática da generosidade, da amorosidade, da gentileza e da compaixão. Sem contar que, além de ser um remédio sem efeitos colaterais, basta praticar.

Felizmente já existem técnicas com caráter laico, como a Meditação Mindfulness, e que são cientificamente comprovadas para combater esta síndrome e recuperar a tranquilidade mental e emocional. Nos colégios onde está sendo implantado o “Projeto Meditação nas Escolas” são inúmeros os depoimentos de progresso e aprovações.

Virgínia de Moraes Teixeira, advogada, Rotariana e especialista em Meditação Mindfulness pelo Instituto de Psiquiatria – Escola de Excelência da Faculdade de Medicina da USP, idealizou o Projeto “Meditação nas Escolas” no período em que foi presidente do Rotary Club Santana de Parnaíba Centro Histórico, na gestão 2014/2015

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