O papel da escola numa sociedade cada vez mais jovem, em permanente mudança e altamente tecnológica
O futuro dos alunos será marcado por mudanças e avanços tecnológicos cada vez mais rápidos. Estudos apontam que a humanidade nunca esteve tão jovem como agora. Pessoas entre 14 e 24 anos de idade já superam a marca de 1 bilhão em todo o planeta. Logo, os jovens não estão só e tem diante de si oportunidades incríveis para construir seus projetos de vida. No entanto, eles fazem parte de uma sociedade altamente volátil, flexível e que muda o tempo todo, numa velocidade jamais vista. Diferente das outras gerações, onde as mudanças demoravam algumas décadas para ocorrerem e, com isso, se tinha mais previsibilidade, os tempos atuais são marcados por incertezas e instabilidades.
Qual o papel da escola numa sociedade cada vez mais jovem, que está em permanente mudança e altamente tecnológica?
Formação acadêmica sólida
O aluno deve encontrar um espaço propício para viver uma experiência escolar que, além de transmitir conteúdos escolares, ensine a estudar e a aprender todos os dias e de forma prazerosa por meio de metodologias eficazes de aprendizagem.
Inteligência socioemocional
A sociedade passa por mudanças. Os estudantes também. Por isso, a escola precisa oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, que leve os jovens a se descobrir como pessoas e cidadãos que contribuirão com as transformações do futuro.
Criatividade e inovação
A criatividade é uma capacidade humana que surge quando a emoção, a cognição e a ação se encontram. A escola deve propiciar vivências que o levem a se perceber como um ser criante.
Responsabilidade social e ambiental
Cada vez mais, a humanidade se conscientiza de que não há felicidade possível fora da solidariedade. Seu filho deve aprender a fazer escolhas e planejar a vida a partir de modelos mais sustentáveis, que cuidam do ser humano e do meio ambiente.
Protagonismo digital
Ao longo das vivências escolares de aprendizagem, o aluno deve ser estimulado a produzir conteúdos digitais relevantes, que fortaleçam o seu protagonismo digital. Assim, ele poderá inspirar o fomento de ideias e soluções inovadoras, deixando sua marca no mundo.
Cidadania global
A escola deve ajudar seu filho a se sentir membro de uma enorme aldeia global, notadamente multicultural, oferecendo oportunidades para interagir com pessoas de outros povos e culturas. A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) orienta que “a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza”.