logo-vero
0%
Loading ...

O que fazer em caso de violência em seu condomínio

Entenda a lei para que possa saber como agir
|
vero

Desde 15/11/2021 está em vigor a Lei 17.406, para o Município de São Paulo, que “obriga os condomínios residenciais e comerciais no Estado a comunicar os órgãos de segurança pública quando houver em seu interior a ocorrência ou indícios de episódios de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos”. Mas essa responsabilidade é somente do síndico? Com certeza não. O problema de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos é de toda a sociedade. Além do síndico, todos os moradores e vizinhos, de alguma forma, precisam ajudar.

Em resumo, a Lei determina que:

a) Síndicos e/ou administradores estão obrigados a comunicar aos órgãos de segurança pública competentes quando identificada situação de violência doméstica ou familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos;

b) A comunicação deve ocorrer de imediato, através de ligação telefônica ou aplicativo móvel para os casos de ocorrência em andamento;

c) Poderá também ocorrer a denúncia por escrito dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas após a ciência do fato;

d) A denúncia deve conter informações que possam auxiliar na identificação do agressor;

e) Devem ser afixados nos condomínios cartazes, placas ou comunicados divulgando os dispositivos legais e incentivando a comunidade condominial a comunicar o síndico ou administrador sempre que identificada situação de violência doméstica.

O objetivo dessa lei é educar, conscientizar. Mas qual é a obrigação do síndico/administrador?

– Denunciar abusos ou situação de violência (doméstica ou familiar contra mulheres, crianças, adolescentes ou idosos;

– Fixar placas e cartazes nas áreas comuns e de circulação incentivando os condôminos a notificarem o síndico e/ou administrador sobre episódios de violência doméstica ou familiar.

A violência não é apenas o contato físico, a agressão física que normalmente deixam marcas aparentes, na pele. A violência contra a mulher pode ocorrer de variadas formas. A Promotora e Ativista Gabriela Manssur, idealizadora dos projetos Justiça de Saia e Justiceiras, detalha cada um dos tipos:

Violência física – que é o sofrimento no corpo, que pode deixar marcas ou não. Violência moral – que é o xingamento, a desqualificação, a ofensa que não deixa marcas físicas, mas fere a alma da mulher e vai diminuindo a autoestima.

Violência psicológica – que também não deixa marcas físicas, mas vai ao longo do tempo fazendo com a que a mulher esqueça a sua essência, desista de seus sonhos não tenha mais vontade de nada porque esta tolhida da sua liberdade.

Violência patrimonial – qualquer situação que impeça a mulher de gerar renda, de ter seu próprio dinheiro ou destruição de algum bem.

Violência sexual – além do estupro, qualquer outro ato sexual forçado mediante violência ou grave ameaça: importunação sexual, qualquer situação contra a sua vontade com o fim libidinoso para satisfação da outra pessoa.

Mas e o que fazer quando um síndico ou síndica percebe que está ocorrendo violência doméstica dentro do condomínio? Acolhimento e instruir as pessoas a procurarem os órgãos competentes, sem nunca expor ninguém. Recomenda-se que o síndico faça campanhas, coloque cartazes e avisos sobre o assunto. Se possível, realizar treinamento das pessoas que ficam de linha de frente, porteiros, seguranças, zelador.

Atenção: o condomínio não pode impedir a entrada do agressor, sem autorização judicial.

 

Rua Monte Alegre, 212, Cj. 121, Perdizes, (11) 2538-2184, @zmr.advogados, zmr.adv.br

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...