O que você quer deixar para seus herdeiros?

O planejamento sucessório é a ferramenta definitiva para proteger o que você quer deixar para seus herdeiros

Não há dúvida que a pandemia causou muitas perdas, tanto na dimensão econômica quanto na social. Todavia, o impacto mais marcante resulta da perda de parentes, amigos e conhecidos. Esse impacto fez com que muitos refletissem sobre a finitude da vida, superando o tradicional tabu e receio de falar sobre a morte. Mais do que isso, trouxe à tona a necessidade de preparar e organizar os bens e negócios para tal momento.

E é precisamente neste momento, difícil e emotivo, que os herdeiros e sucessores podem perder, desnecessariamente, parte dos seus bens, com eventuais disputas pela herança, em um processo demorado e oneroso de inventário. Conforme mencionei anteriormente, o processo judicial de inventário, caso não adequadamente administrado e gerido por profissionais hábeis, pode se tornar algo extremamente dispendioso e demorado. Ainda, muitas vezes as disputas por determinados bens ou desentendimentos em relação à divisão de patrimônio, podem causar outros processos judiciais entre os herdeiros.

Então, em vez de postergar ou evitar falar sobre a divisão de bens e da sucessão empresarial, entendemos necessário e saudável, realizar uma preparação para que o legado para as futuras gerações não se transforme em ruína, desgosto e desentendimentos nas famílias.

Por meio de uma análise de perfil patrimonial e familiar, o planejamento sucessório utiliza-se de estratégias que possibilitam identificar os herdeiros, estabelecer a forma como os bens serão divididos e administrados para otimizar a distribuição do patrimônio, manter a harmonia, bem como verificar possíveis economias fiscais.

Muitos casos em que a família possui um negócio ou empresa, faz-se necessário também planejar a sucessão da administração da sociedade, identificando os herdeiros que possuem perfil para a gestão ou participação na sociedade. Com instrumentos previstos na legislação, o planejamento sucessório é a ferramenta definitiva para proteger o que você quer deixar para seus herdeiros.

 

Katz Advogados

Al. Rio Negro, 1084, 14º andar, sls 146/147, (11) 3663-5045, katzadvogados.com.br, @katzadvogados

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *