#OndaPositiva: Poluição em São Paulo cai 50% com a quarentena

Isolamento social para controlar o avanço da COVID-19 vem ajudando a reduzir a emissão de poluentes como CO e NOx nas grandes cidades

Apesar de todos os problemas acarretados com a pandemia do novo coronavírus em todo o mundo, o isolamento social ajudou a reduzir os níveis de poluição nas grandes cidades, de acordo com a reportagem da Agência FAPESP. Em São Paulo, o número caiu 50%.

Isso acontece porque a principal fonte de emissão de poluentes é a frota veicular, que durante a quarentena está menos ativa do que o normal. A avaliação é da professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Maria de Fátima Andrade.

“Tanto para monóxido de carbono (CO) como para óxido de nitrogênio (NOx), os veículos de passageiros explicam mais de 80% da emissão de CO e os veículos a diesel explicam mais de 75% da emissão de óxido de nitrogênio. E esses poluentes têm uma relação muito grande com impactos à saúde”, explica a pesquisadora.

A professora ressalta ainda o agravamento desse quadro com a chegada do inverno, quando as altas concentrações estão ligadas à diversos problemas de saúde das populações nas grandes cidades.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Catarina Outlet vai inaugurar novos corredores com mais 29 lojas neste mês

Entre as novas lojas estão Gucci, Salvatore Ferragamo, Tommy Hilfiger, Puma, New Balance...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *