Proteção solar para as crianças

Com a primavera, chegam também as temperaturas mais quentes! Nesse período, e ainda mais no verão, é preciso redobrar a atenção e o cuidado com a pele das crianças

istock_95971851_large

Os raios UVB têm grande importância para o organismo infantil, como fornecer vitamina D, melhorar a absorção de cálcio, prevenir o raquitismo e ajudar no crescimento. Nos primeiros meses de vida, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol nem usar iltro solar. Já a partir dos seis meses, eles podem tomar sol com moderação e proteção, por cerca de 5 a 10 minutos por dia, antes das 10h e depois das 16h.

Mas atenção: o efeito do sol é acumulativo, e, como a pele dos pequenos é bastante sensível, a exposição em excesso pode queimá-la facilmente, já que ela não contém nenhuma defesa, nem melanina formada. No futuro, os danos causados por queimaduras solares podem aumentar em até 40% as chances de ter melanoma. Então, é muito importante saber que os cuidados de agora se reletirão na vida adulta dessa criança.

Que tal seguir algumas recomendações? Para começar, escolha um iltro solar especíico para os pequenos: são aqueles que não contêm produto químico, mas sim substâncias que agem como barreiras ísicas, como dióxido de titânio ou óxido de zinco. Essa é uma boa dica, principalmente, para as crianças que têm alergia nas dobras dos braços, face, joelho, dermatite, entre outras. É importante ressaltar que, mesmo protegendo seu ilho debaixo do guarda-sol, a radiação ao redor, como o relexo da luz na areia ou piso, também pode causar danos na pele.

As crianças ruivas e as de pele e cabelos claros apresentam sardas rapidamente, por isso, devem ser ainda mais vigiadas. Evite também o uso excessivo de sabonetes ou sabões, água quente e buchas no banho. A dica aqui é escolher sabonetes líquidos e hidratantes com propriedades como aloe vera e camomila. Além disso, não podemos nos esquecer da hidratação interna: tomar bastante água, suco natural e água de coco é fundamental para combater a desidratação e o ressecamento da pele.

Compartilhe
Leia mais de Valéria Marcondes

Proteção solar para as crianças

Com a primavera, chegam também as temperaturas mais quentes! Nesse período, e...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *