Quando procurar uma psicopedagoga?

Com a dificuldade em aprender os conteúdos escolares, a criança e o adolescente podem começar a apresentar problemas com autoestima e insegurança

Texto por: Raquel de Jesus Pacheco, formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia pela PUC-SP. Atua na área da educação há 10 anos. 

A psicopedagogia é um campo de atuação em educação e saúde que lida com o processo de aprendizagem considerando os aspectos biológicos, emocionais, familiares e escolares. Juntamente com a dificuldade em aprender os conteúdos escolares, a criança e o adolescente podem começar a apresentar problemas com a autoestima, insegurança e uma relação com o conhecimento negativo.

As sessões psicopedagógicas são organizadas em duas etapas, a diagnóstica e a interventiva. A primeira busca compreender as razões que impedem o paciente em adquirir um determinado conhecimento, através do uso de materiais e técnicas próprias com fundamentação teórica, por meio de uma avaliação global que possibilita a criação de hipóteses das causas da não aquisição do conhecimento.

Feito o diagnóstico inicia-se a etapa interventiva, propondo atividades, desafios e estratégias com o objetivo de fazer com que o paciente sane suas dificuldades ou criando meios para minimizar as consequências devido a algum distúrbio, como adaptação de materiais, organização da sala de aula, estratégias de ensino e orientação à escola e família. Isso ressignifica o vínculo com a aprendizagem do aprendente; reorganiza as estratégias de aprendizagem e desperta a curiosidade e o desejo de aprender.

Você deve procurar uma psicopedagoga quando seu filho:

→ Está desmotivado para estudar;

→ Está demorando para se alfabetizar;

→ Não consegue entender o que lê;

→ Não consegue estudar sozinho;

→ Tem dificuldade em atividades de raciocínio lógico matemático;

→ Tem queda no rendimento escolar;

→ Está desatento;

→ Tem dificuldade em memorizar;       

→ Inverte letras;

→ Adiciona ou omite letras;

→ Tem uma desorganização na folha;

→ Tem notas baixas;

→ Repetiu de ano;

→ Tem dificuldade em seguir a rotina;

→ Tem dificuldade na adaptação;

→ Possui diagnóstico de dislexia; discalculia, disgrafia, dislalia.


Av. Copacabana, 177, sl 71, (11) 96888-2265 | @raquelpsicopedagoga

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Os desafios da transição da menopausa

A crise da meia-idade feminina e seus desafios físicos, emocionais e alimentares
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *