logo-vero
0%
Carregando...

Mariana Minerbo: "Saúde mental, uma reflexão"

Enquanto há algumas décadas a ênfase era dada à estabilidade, à previsibilidade e às carreiras sólidas, o avanço da tecnologia, a globalização e a pandemia resultaram num abalo dos alicerces das chamadas certezas
|
vero

 

A partir dos anos 2000, o tema da saúde mental tem se destacado consideravelmente, mobilizando inúmeros estudos e debates com o objetivo de obter uma abrangência mais significativa.

Como o assunto é amplo e complexo, tentarei abordar alguns aspectos mais prementes, com os quais temos nos deparado diariamente, tanto na mídia como na clínica.

Enquanto há algumas décadas a ênfase era dada à estabilidade, à previsibilidade e às carreiras sólidas, o vertiginoso avanço da tecnologia, a globalização e a pandemia resultaram num avassalador abalo dos alicerces das chamadas certezas.

Esses fatos podem ser facilmente evidenciados, principalmente na área educacional, desde os primeiros anos e progressivamente até as escolhas profissionais. Estas tornaram-se tão incertas quanto a própria “liquidez” do mundo contemporâneo, mencionando o filósofo Baumann.

Nem é de se surpreender, então, que todos esses episódios estejam causando repetidamente sentimentos de desamparo, desmotivação, depressão, pânico e até muitos outros distúrbios, tanto físicos como psíquicos. E como se tudo isso não fosse suficiente, apesar da confiança nos modernos medicamentos e avanços científicos, o surgimento da pandemia estremeceu mais uma vez as nossas certezas.

Citados essSzes fatores, podemos refletir sobre quais seriam as nossas redes de apoio e proteção num mundo tão incerto. É claro que essas turbulências todas já deram sinais no século passado com as duas grandes guerras. Cabe, portanto, aqui mencionar o artigo de Freud, de 1930, “O mal-estar na civilização”, que embora quase centenário, continua atual. Segundo ele, fazer parte da civilização requer renúncias aos nossos ímpetos, desejos e anseios imediatos, formando-se assim um conflito: satisfazer os nossos desejos, ou transformá-los criativamente para que possam ser compatíveis com as exigências sociais, como as leis, direitos, empatia, justiça, etc. permitindo a convivência. Isso só se torna possível por meio de um equilíbrio psíquico suficientemente desenvolvido.

Um outro autor que ressalta a importância da adequação emocional é Yuval Harari, em seu livro “21 lições para o século XXI”. Ele sustenta a ideia de que a saúde mental, da qual depende também a saúde física, é a base que nos oferece suporte para lidar com as incertezas e as rápidas mudanças, uma vez que esta permite a reflexão, a criatividade e a necessária ponderação para a tomada de decisões mais acertadas.

Portanto, observamos que a saúde mental está para a nossa sociedade atual como uma sólida estante está para apoiar valiosas esculturas!

 

Mariana Minerbo é doutora em psicologia clínica. Estudou a influência do modo de vida contemporâneo e é ainda especializada em atendimento infantil e de adolescentes. Em suas sessões segue a orientação psicanalítica. Calçada das Papoulas, 61, Centro Comercial Alphaville, (11) 4195-1888

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...