Renata Nunes: “Bom dia, 2025”

Você já pensou que nossa realidade pode mudar completamente em tão pouco tempo? Eu já posso imaginar como será nosso dia a dia no futuro!

O despertador toca. Esfregando os olhos, acordo lentamente. Sento na cama e me levanto. Ao ficar em pé, o despertador para. Recebo o bom-dia da minha Assistente Pessoal Online e sou informada de que recebi pontos extras por levantar em menos de cinco minutos. Faltam poucos pontos para que meu nível de pontualidade suba para sete, passando o nível de minha própria mãe fitness, que na infância reclamava da minha preguiça matinal. Além do bom-dia, minha Assistente oferece uma missão extra: fazer cinco minutos de alongamento antes do café. Poderia recusar, mas o dia lindo lá fora me dá ânimo para aceitar. Feito isso, acabo desbloqueando um cupom promocional para aulas de yoga em uma academia do bairro. Me sinto sortuda hoje!

Hora do café da manhã. Coloco alguns itens da geladeira na mesa. Na tela projetada sobre ela tenho acesso às informações nutricionais do pão, do leite, do achocolatado e das frutas. Hoje consumi mais carboidratos do que precisava, e minha Assistente alerta que acabo de perder o bônus de alimentação, medido pelos dias consecutivos que consigo manter os índices perfeitos. No banheiro, ao abrir a torneira e o chuveiro, sei exatamente quantos litros de água estou consumindo, bem como o quanto impactará na minha conta no final do mês. Antes de sair de casa, olho meu quadro de avisos. Já peguei minha bolsa e as chaves, mas ia me esquecendo do celular. Ao pegar, o quadro de avisos se apaga e já posso sair de casa tranquila. Ao fechar a porta, no meu celular surge uma mensagem: “Compre cereais”. Com a missão extra, vou ganhar uma medalha especial para colocar nos meus perfis.

Hoje é meu dia de caronista no caminho para o trabalho. Um, dois, três. Quatro colegas no carro! Meu índice de amizade sobe juntamente com os de responsabilidade socioambiental. No trabalho, o primeiro alerta do dia informa minhas tarefas e prazos. Cada tarefa bem-sucedida gera pontos que atualizam automaticamente meus perfis. Sei que preciso aprimorar minha qualidade em relatórios para receber a tão sonhada promoção, por isso me empenho muito para que meu prêmio chegue o quanto antes! Ao terminar o expediente, recebo os relatórios da minha performance e vejo que consegui os pontos necessários para a promoção!

Não disse que estava me sentindo sortuda hoje? Mas isso não tem nada a ver com sorte. Feedbacks instantâneos foram os fatores responsáveis por mais essa conquista. Voltando para casa, passo no mercado para comprar os cereais. Garanto minha medalha e, como adicional, compro o jantar para o maridão. Não existe um índice de romance na minha Assistente, mas tenho certeza de que ganharei alguns pontos com quem realmente importa. Chega de futuro por hoje.

Até a próxima!

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Renata Nunes

Renata Nunes: “O Google escuta suas conversas e transforma em anúncios?”

De acordo com o Google, algumas conversas são armazenadas pela empresa como...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *