Renata Nunes: “Cargos e trabalhos que vão sumir com o avanço da tecnologia”

Confira uma listinha com as maiores pesquisas e artigos que apontam quais as profissões que devem desaparecer no futuro, fique de olho.

trabalhos que vão sumir

Você se lembra como era sua rotina há 10 anos, sem as tecnologias que dominam o nosso dia a dia?

Não sei se eu e você temos o mesmo sentimento, mas fico aflita quando começo a pensar em como sobreviveríamos sem Netflix, WhatsApp, 4G e smartphones superpotentes. Assustador né?! =D Leia também: “O que a tela inicial do seu celular diz sobre você”.

Com o avanço acelerado da tecnologia e inteligência artificial, talvez você já tenha se perguntado se o que está fazendo hoje ainda existirá no futuro. Ou, quem sabe, as suas dúvidas estejam mais relacionadas a se você deve levar a sério ou não o desejo de seus filhos tornarem-se influencers / youtubers.

Pense bem, quais profissões podem desaparecer no futuro?

Estamos frente à evolução das novas tecnologias, contudo, a reação mais comum que costumamos enfrentar é apreensão sobre o futuro, medo e apego ao passo. Um exemplo bem comum – o qual está em alta – é a popularização das criptomoedas. Você já ouviu falar delas?

Como diz o co-fundador da criptomoeda brasileira Allvor, Cleyton Domingues:

“Há muito tempo, quando o pagamento era realizado através da troca de metais e ouro, as pessoas também se perguntaram se a utilização do papel como dinheiro era uma escolha confiável. Então, com a popularização das criptomoedas, é comum que as pessoas também estejam receosas e façam essas mesmas perguntas. Será que isso é realmente confiável?”

Uma outra abordagem dele é realmente contestar o “status quo” e se fazer a seguinte pergunta:

Quanto de dinheiro tínhamos em nossa carteira há 10 anos e quanto temos hoje?

Com essa simples reflexão, é possível pensar sobre o futuro dos cargos e empregos. Preparamos uma listinha com as maiores pesquisas e artigos que apontam quais as profissões que devem desaparecer no futuro, fique de olho.

Motoristas de Taxi

Se há algum tempo jamais imaginaríamos a extinção dos taxistas, agora, com a dominação do aplicativo Uber, se tornou uma realidade bem possível. A cidade de São Paulo foi a primeira cidade brasileira a regulamentar o Uber.

Operador de telemarketing

O atendimento e suporte ao consumidor passa a ser digital com a evolução do autoatendimento e chatbots, dispensando a necessidade do interlocutor para essa função.

Caixa de supermercado

Com os primeiros projetos da Amazon com o “Amazon Go”, mostrando supermercados superequipados que dispensam o papel dos caixas e atendentes, a tecnologia mais uma vez se fez presente demonstrando a substituição de cargos e postos de trabalho no varejo.

Analistas de crédito

Os analistas estão lentamente sendo substituídos pelas Fintechs que otimizaram as análises de crédito e construíram estratégias diferenciadas jamais utilizadas antes pelas instituições financeiras.

Guias de viagem

Além das tecnologias em vídeo 360º e áudios, os influencers e youtubers ganharam boa parte desse mercado, sendo considerada uma das estratégias mais efetivas para o setor de turismo e bem-estar.

Corretor de imóveis

O mercado imobiliário vem se transformando com os aplicativos e sites de busca de imóveis, além de tornar todo o processo menos burocrático com o encurtamento de caminhos entre os interessados nesse processo.

Carteiros

Os drones e o processo de digitalização das empresas trouxe uma mudança significativa para o futuro, não somente dos correios, mas das empresas de entrega no geral. Em diversos países, empresas como Google, Amazon e até a Mercedes já estão em processos avançados de testes com drones para realização de entregas.

Conclusão: vagas que envolvem tarefas repetitivas, em ambientes previsíveis, caminham para a extinção. Aquelas que exigem imaginação, criatividade e estratégia prometem durar um pouco mais.


Gostou? Leia mais artigos de Renata Nunes aqui!

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Renata Nunes

Renata Nunes: “Os significados das 20 gírias mais utilizadas na internet”

Você já teve aquela sensação de que estão falando outra língua e...
Read More

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *