Renata Nunes: “Tendências do Marketing Digital em 2018”

Como deixar seu negócio ainda mais atraente? Confira algumas tendências que podem ajudar você nesse desafio

tendência do marketing digital 2018

1. A integração de aplicativos de Chat está crescente este ano!

Com a popularização e evolução dos Chatbots, a tendência é utilizá-los como processo integrado nas empresas, principalmente com foco no atendimento ao consumidor.

Além disso, de acordo com o BI Intelligence, hoje os aplicativos de mensagem ultrapassaram a audiência dos aplicativos de redes sociais e, segundo uma pesquisa da Take, 70% das pessoas estão começando a preferir conversar por aplicativos de mensagem que por outros meios.

Recentemente, o WhatsApp lançou algo muito interessante que pode aumentar ainda mais a utilização do chat nos negócios: o WhatsApp Business, uma extensão do aplicativo com foco empresarial.

O que será que ele reservará para nós em 2018?

Leia também: “10 apps para cumprir as promessas de ano novo”.

2. Personalização de Email Marketing

Você já utilizou dessa estratégia para se relacionar com seus clientes? Segundo um dos maiores gurus de Marketing Digital, Neil Patel “aumentar a taxa de conversão em vendas usando a segmentação de email é uma estratégia eficaz que pode aumentar suas taxas de abertura de emails em 203%.” Isso acontece porque, seus clientes ideais não são todos iguais. Alguns deles irão responder aos seus emails promocionais, mas a maioria quer algo mais: educação e valor.

3. Realidade Aumentada

Depois do lançamento do famoso Pokemon Go, em 2016, jogos e outras ferramentas com realidade aumentada foram muito utilizadas como uma forma de chamar a atenção e criar relacionamento com seu público.

Em 2018 não será diferente. Comunicações digitais como e-mails marketing e aplicativos com realidade aumentada continuarão sendo utilizados para relacionamento.

4. Inbound Marketing

Muitos conhecem como o “novo marketing”, é uma metodologia e uma forma de pensar e fazer negócios relativamente recente. O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.

Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.

Isso significa que agora quem vem atrás do seu serviço é o cliente.

5. Conteúdo com maior valor agregado

As empresas brasileiras vêm aceitando e implementando cada vez mais as estratégias do Marketing de Conteúdo e podemos esperar um aumento significativo no ano de 2018.

Sendo assim, como se destacar em meio a concorrência?

De acordo com Ann Handley, para produzir bom conteúdo não existe uma receita pronta. Mas um primeiro passo, comum a todas as empresas, é pensar sobre a experiência do cliente no lugar de produzir mais e mais conteúdos.

“Comece focando em como você pode ser importante para as pessoas que está tentando atingir. Empresas têm essa ideia de que precisam fazer tudo, apelar para todos, mas não precisamos. É muito mais efetivo se focarmos em quem interessa.” (Ann Handley)

A otimização de conteúdos já existentes também ganhará força. Isso evita o retrabalho e ajuda você a estar sempre alinhado com as atualizações dos algoritmos dos mecanismos de busca.

Esperamos que você tenha conhecido algumas das novidades que pode começar a implementar em sua empresta no ano que acabou de começar após o carnaval.

Fique de olho nelas, pois utilizá-las pode ser uma excelente forma de ganhar competitividade em seu mercado.

Bons resultados!

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Renata Nunes Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *