Santana de Parnaíba destaca-se em rankings de empregabilidade, segurança e gestão pública

De acordo com os dados do CAGED, Santana de Parnaíba é a 3ª do Estado e a 1ª da região que mais empregou no primeiro trimestre de 2021

De acordo com os dados do CAGED, Santana de Parnaíba é a 3ª do Estado e a 1ª da região que mais empregou no primeiro trimestre de 2021 por meio dos Postos de Atendimento ao Trabalhador – PATs.

Os dados mostram que nos primeiros meses do ano, Santana de Parnaíba inseriu 307 pessoas no mercado de trabalho, sendo 122 em janeiro, 94 em fevereiro e 91 em março, ficando atrás apenas das cidades de Bragança Paulista e Sorocaba, que inseriram 318 e 317 pessoas, respectivamente. A análise obtida, levando em conta os resultados dos PATs do Estado, coloca o município como o 1º da região oeste.

Segurança

O município também se mantém como a cidade mais segura da região metropolitana de São Paulo, apresentando os menores índices de segurança, segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O ranking de incidência criminal, que é medido a cada 100 mil habitantes, aponta a diminuição significativa dos delitos. Na comparação entre fevereiro de 2020 e 2021 nos casos de estupro e estrupro de vulnerável houve uma redução de 100%. Os dados se tornam ainda mais relevantes quando comparados com a média geral do Estado e da região metropolitana no mesmo período, que registraram aumento de 13% nos casos de estrupro e 33% nos casos de estupro de vulnerável, respectivamente.

Na comparação mês a mês, em fevereiro houve redução de mais de 66% no casos de tentativa de homicídio, 50% em lesão corporal dolosa e 50% na incidência de roubo de carga com relação ao mês anterior. A cidade ainda registrou diminuição de 100% nos casos de latrocínio, na comparação entre os dois primeiros meses de 2020 e 2021.

Gestão municipal

O CLP (Centro de Liderança Pública) atua para a promoção da Competitividade do Brasil e no debate sobre políticas públicas baseadas em evidências, e no lançamento do Guia dos 100 dias de Governo, na última semana, foram disponibilizados os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2020, que traz Santana de Parnaíba como a melhor gestão pública do Brasil entre os municípios com população entre 100 e 150 mil habitantes.

O Ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões, em que Santana de Parnaíba se destacou na maioria. O estudo é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.

A edição de 2020 analisou 405 municípios brasileiros com população acima de 80 mil habitantes e Santana de Parnaíba ficou com a 14ª posição do Ranking geral, e quando a população é segmentada, no grupo 2 que contém cidades com o número de habitantes entre 100 e 150 mil habitantes, Santana de Parnaíba lidera, seguida por Balneário Camboriú – SC e Paulínia – SP.

Das 3 dimensões, Santana de Parnaíba ficou em 15ª colocada em “Instituições”, 14ª em “Sociedade” e 2ª em “Economia”, entre as cidades com população entre 100 e 150 mil habitantes. Dos 12 pilares a cidade ficou em 18ª em “Capital Humano, 1ª em “Inovação e Dinamismo Econômico”, 12ª em “Inserção Econômica”, 13ª em Telecomunicações, 106ª em “Funcionamento da Máquina Pública”, 1ª em “Sustentabilidade Fiscal”, 69ª em “Acesso à saúde”, 8ª em “Qualidade da Saúde”, 6ª em “Acesso à Educação”, 32ª em “Qualidade da Educação”, 62ª em “Saneamento e Meio Ambiente” e 5ª em “Segurança”.

Santana de Parnaíba no ano de 2016 já foi considerada a 2ª melhor Gestão Pública do Brasil pelo Conselho Federal de Administração e em 2019 a FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio  de Janeiro) ratificou a cidade como a melhor Gestão Pública do país para cidades com mais de 100 mil habitantes.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Gabriela Ribeiro

Hamburgueria Wendy’s inaugura em Alphaville no mês de junho

Restaurante norte-americano já está com a casa montada na Alameda Rio Negro,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *