Por que existem tantos saruês na região? Eles representam algum perigo?

A simples presença dele na área urbana não é uma anormalidade
|
vero

Também conhecido como gambá, o saruê é um animal silvestre comum em todo o continente. Eles se adaptam facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo. “Podem aparecer com maior frequência próximo às residências, caso haja intervenção em seu habitat, como desmatamentos e realização de obras”, explica Ivan Vanderley, biólogo e diretor do departamento de Biodiversidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

Ainda segundo Ivan, se o saruê se sentir ameaçado, ele pode morder, e assim como todo mamífero, se estiver doente, pode transmitir doenças. “Caso o animal entre no imóvel, o mais seguro é chamar o órgão responsável pelo resgate de animais silvestres na cidade, como a Polícia Ambiental e a Defesa Civil do município.” É importante ressaltar que o resgate só deve ser solicitado quando o animal entra na residência, está ferido ou apresentando risco para a população. A simples presença dele na área urbana não é uma anormalidade.

Prendê-los, comercializá-los, maltratá-los ou matá-los é crime passível de multa e prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9605/98.

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}