Por que existem tantos saruês na região? Eles representam algum perigo para a população?

Pergunta de Igor Araújo Cabral

201_igor-saruesTambém conhecido como gambá, o saruê é um animal silvestre comum em todo o continente. Eles se adaptam facilmente às regiões urbanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo. “Podem aparecer com maior frequência próximo às residências, caso haja intervenção em seu habitat, como desmatamentos e realização de obras”, explica Ivan Vanderley, biólogo e diretor do departamento de Biodiversidade da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri. Ainda segundo Ivan,se o saruê se sentir ameaçado, ele pode morder, e assim como todo mamífero, transmitir doenças. “Caso o animal entre no imóvel, o mais seguro é chamar o órgão responsável pelo resgate de animais silvestres na cidade, como a Polícia Ambiental e a Defesa Civil do município.” É importante ressaltar que o resgate só deve ser solicitado quando o animal entra na residência, está ferido ou apresentando risco para a população. A simples presença dele na área urbana não é uma anormalidade. Prendê-los, comercializá-los, maltratá-los ou matá-los é crime passível de multa e prisão, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, nº 9605/98.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

6 pizzarias no bairro de Alphaville

O prato mais pedido para o domingo à noite também cai bem...
Read More

COMENTÁRIOS

  • Minha casa está enfestada deles… já chamei a Vigilância Ambiental mas disseram que eu tenho que capturar, deixar na gaiola e eles passam para pegar. Mas como eu faço isso? Tentei contratar uma empresa mas eles não podem por ser um animal silvestre. Estou desesperada e no momento sem lavanderia…

    • Fui informado que o alho amassado jogado próximo aonde se encontra o animal, o mesmo acaba fugindo, pois, o mesmo não suporta o cheiro e acaba espirrando muito e foge. Na minha mãe foi testado e aprovado.

  • Acho um absurdo os órgãos ambientais não fazerem nada. Gambás podem transmitir uma série de doenças sim, inclusive carrapatos estrela. Muitas pessoas matam mesmo. Claro que isso é errado. Por isso os órgãos ambientais deveriam socorrer a população quando ocorrem infestações.

    • Sim, os gambá podem transmitir doenças , mas a pior doença quem transmite é o ser, que as vezes se dizem humano, mas não é…, Portanto, os gambás é útil que nocivos para nós.

  • Tenho muitos gatos no meu quintal e descobri a poucos dias que um sarue tá se alimentando da ração mas meu genro achou melhor espanta-lo dizendo que ele pode moder meus gatos ou comer os filhotes…isso é verdade? Fiquei com muita pena do bicho

  • Tenho um saruê em meu quintal estou preocupado pois tenho uma cachorrinha Shitzu e tenho medo que ele possa morder ela.

  • Moro em Brasília, bairro Lago Norte. Dois filhotes de uma ninhada de seis gatinhos foram devorados por saruê na minha casa. Os gatinhos estavam abrigados em quarto no fundo do quintal e o saruê entrou por uma brecha na janela. Já capturei e devolvi a uma região de cerrado dois saruê, mas o trabalho é insano. Livra-se de um e vem outro.

  • Olá vi um Saruê em.minha casa quando percebi meu cachorro latindo muito próximo a ele .
    Será que meu cachorro pegou alguma doença ?

  • Temho alguns gatos uns seis ou sete mas são quase todos castrados . Meu visinho acha que são meus gatos que cagam no seu quintal , é estão devolvendo toda merda jogando no meu quintal, inclusive em cima da cx.d’água no chão que tenho como CISTERNA. Aqui na minha região, com frequência , falta água e eu preciso apanhar com balde , até pra tomar banho e lavar a louça na cozinha. Agora por volta do dia 22/08/20 , quando fui abrir a tampa da cisterna, tinha cocô espalhado e também um que estava pindurado na árvore que fica ensima da cisterna. Era um pouco comprido e redondo quase da grossura do dedo mindinho . Pergunto !! Esse cocô pode ser de gamba ?
    O vizinho disse que tem uma gambá que anda pelo quintal dele à noite e que SÓ pode ser dela (e). Como eu não conheço as fezes desse bicho, resolvi prsquisar, pois achei um pouco estranho o tamanho . Peço que ME mandem a resposta pelo zapp.
    (22)992125575. Agradeço. Helena.

  • Na minha casa tem ,mas não sei o q fazer, são ferozes e transmitem doenças …todo mundo deixa fazer o que quiser eu não obrigada a ficar c eles nos arredores…como faço?

  • Eles contribuem para a limpeza de cobras, ratos baratas e outros insetos, não matem, deixem que vão embora, agora sobre ração de animais domésticos, coloquem o suficiente para alimentar os animais de casa, e guardem após,os recipientes.

  • É engraçado que muita gente que diz gostar de animais, por.animais, pra eles entenda-se gato ou cachorro. Todos defendendo seus ngatos e cachorros,mas vejo poucos defendendo o gambá,.que também é um.animal, e inclusive conheço pessoas que os criam como animais domésticos, de estimação. Basta só boa vontade e driblar os problemas , como em tudo na vida.

  • Concordo com Adalberto. Aqui na rua onde moro, eles convivem muito bem uns com os outros. O respeito com as fêmeas qdo estão de filhotes. Os gatos deixam as fêmeas comerem primeiro. É uma cena muito bonita de ver. Neste mundo de humanos que egoístas q só pensam em levar vantagem.

  • Moro num bairro movimentado em São Paulo. Tenho um grande quintal, bem arborizado. Fiz uma “caminha” para nossa gata, que ela adorou. A partir de um certo dia, a gatinha rejeitou descansar na na mesma . Surpreendemos um saruê, deitado na cama da gata. Também comeu toda noite a ração
    dela. Prendemos o bichinho numa gaiola (na qual colocamos comida) e levamos longe para uma mata. Não demorou…veio outro (ou outros?) saruê. Simpatizei com o bichinho, vendo numa foto uma fêmea carregando uns 10 filhotes nas costas. A natureza nos ensina como viver.

  • sinto, mas essa porcaria fedida deve ser exterminada da cidade e mantida no meio rural. de nada serve para a civilização, além de sujar e feder pra todo lado.
    amo animais, mas detesto hipocrisia e infestação.

  • Saruê comeu os filhotes da minha cachorra, tomem cuidado, fiquei muito triste pois não imaginei w isso fosse acontecer, ela estava na varanda e o bicho subiu só depois w descobri q era esse bicho pois vi na câmera a noite

  • Moro em monte mor e na minha casa mora um casal de saruê no forro da casa ele entra e sai toda noite não vejo mal algum ele não nós faz mal algum

  • Um animal horrível, fedorento, não deixa galinhas no quintal , come todas , por tanto em nossa propriedade rural , não queremos , sem contar que mordeu a mão do meu sobrinho eo mesmo teve uma grave infecção, quero distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *