Shaiana Lick: “O óbvio precisa ser dito!”

Somos, a maioria, todos estranhos uns aos outros, tentando nos conhecer e nos relacionar – e será mais fácil se pararmos de tentar adivinhar

Desde que iniciei medicina, no último ano, conheci muitas pessoas novas, incluindo meus professores. Um deles, em nossas aulas de discussão de casos clínicos, sempre enfatiza “O óbvio precisa ser dito!”.

Parece óbvio, não é? Mas, desde a primeira vez que o ouvi dizer, fiquei perplexa. Isso me fez pensar  e analisar as inúmeras vezes que não dizemos o óbvio no nosso dia a dia e embaraçamos nossa comunicação e nossas relações, seja com cônjuge, filhos, amigos ou colegas de trabalho.

Provavelmente dizer o óbvio seja a premissa mais importante em qualquer comunicação. Ou seja, fazer-se entender deixando claro todos os pontos, até mesmo aqueles que você imagina já ser do conhecimento do outro.

Muitas vezes ao tentarmos nos comunicar não percebemos que o outro não está tendo a mesma visão, prestando atenção ao que dizemos ou, sequer, dando a mesma importância que nós ao assunto.

Claro que em uma relação essa responsabilidade é compartilhada, mas você já pensou quanto estresse, situações desconfortáveis e até mesmo brigas, podem ser evitadas, se conseguirmos dizer e também perguntar o que precisamos?

Afinal, em um momento familiar, profissional ou entre um casal, podemos estar tão aflitos em despejar (e não comunicar), que precisamos ouvir e dizer o óbvio.

Imagina você se sentindo pouco querido ou amado, mas ter alguém escutando você e afirmando que de fato te ama ou te quer bem. Ou ainda imagina que alguém está evitando você há dias, quando poderia dizer “É verdade, eu estou magoado com você. Precisamos falar sobre isso!”.

Por mais que nossas ações e feições demonstrem nossos sentimentos, precisamos dizer aos outros como nos sentimos, afinal nem todos nós temos a mesma percepção.

Somos, a maioria, todos estranhos uns aos outros, tentando nos conhecer e nos relacionar – e será mais fácil se pararmos de tentar adivinhar. O óbvio precisa ser dito.


Shaiana Lick é discente de medicina, psicóloga (CRP 06/138397), pós-graduada em gestão de pessoas pela FIA e terapeuta EMDR pela Tapia Counseling/EMDRIA nos Estados Unidos. É membro da Associação Brasileira de EMDR e do Programa Ajuda Humanitária Psicológica – Brasil | (11) 93310-4321 | shaianalick.com.br

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Pesquisa VERO: 82% afirmaram ter negócios e também morar em Alphaville

A oferta de produtos e serviços por aqui não para de crescer,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *