Foi divulgada pela Exame a lista das cidades mais inteligentes do Brasil e Barueri ocupa a 13ª posição no ranking geral – nas primeiras posições estão São Paulo (SP),Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). O estudo realizado pela consultoria Urban Systems avalia mais de 700 municípios do país que possuem iniciativas importantes para seu desenvolvimento em 11 setores: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia.
Barueri se destaca ao liderar o ranking em dois critérios:
Governança
A cidade apresenta indicadores acima da média no quesito governança, como a nota 0,8795 no Índice Firjan de Desenvolvimento; nota 8,89 na escala Brasil Transparente; existência de conselhos municipais em 5 áreas; maior despesa com Saúde entre as cidades analisadas (2.147,80 reais por habitante); e segunda maior despesa com Educação (2,484,10 reais por habitante).
Economia
O município tem o maior PIB per capita de todas as analisadas, de 177,8 mil reais por habitante. Barueri é pólo de empregos nos setores de serviços, negócios, logística e indústria. A cidade também apresenta níveis baixíssimos de dependência do setor público: 95% dos empregos estão associados à iniciativa privada.