Vá de bike!

Programa de recompensas dá prêmios aos funcionários que vão de bike para o trabalho, além de promover qualidade de vida e ajudar meio ambiente

Ir para o trabalho de bicicleta já está na rotina de muitas pessoas. Mas já pensou em ganhar recompensas por isso? O projeto “Bike da Firma” surgiu em 2013 com o objetivo de estimular o uso das magrelas, promover qualidade de vida e, ainda, dar um incentivo, em forma de prêmio, aos usuários. Para os funcionários das empresas cadastradas, é só baixar o aplicativo, disponível para IOS e Android, e começar a usar. “A empresa estabelece as metas, que podem ser em distância – quilômetros pedalados –, ou frequência – quantidade de semanas e dias que a pessoa deve pedalar – e determina o prêmio”, explica Fábia Barbieri, uma das fundadoras do projeto. Desde o lançamento do app, mais de 26 mil quilômetros foram percorridos de bicicleta e mais de nove mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas. Atualmente, quatorze empresas e cerca de 700 usuários utilizam o serviço da startup e, até o final do ano, a expectativa é chegar a mil.

Como surgiu a ideia do projeto?

A ideia surgiu dentro do Señores, um “laboratório criativo”. Decidimos disponibilizar bicicletas para que nossos funcionários usassem nas suas rotinas diárias e indo e voltando do trabalho. Nossos parceiros, fornecedores e clientes gostaram da ideia e quiseram participar também. Construímos um protótipo, convidamos nossos parceiros, fornecedores e clientes para participar e, em 2015, o “Bike da Firma” se separou do Señores, se tornando uma empresa independente. Temos também usuários que não estão vinculados as empresas, a maioria pedala para ganhar os prêmios que a própria plataforma oferece.

 Como funciona o serviço para empresas? É necessário pagar algum valor mensal?

A empresa deve criar uma conta no site bikedafirma.com. Depois, ela convida seus funcionários, enviando um email, e cria os prêmios que irão motivar a galera a pedalar. As bicicletas usadas são do próprio funcionário ou aquelas compartilhadas que existem na cidade. A empresa paga um valor de R$150 por mês para ter até 100 funcionários pedalando.

 E o sistema de recompensas?

A empresa cria o prêmio e o aplicativo marca a distância e frequência que ele pedalou. Nosso algoritmo verifica se as atividades registradas foram mesmo realizadas de bicicleta e ao atingir a meta, ele avisa que o prêmio foi conquistado.

Como está sendo a resposta do público em relação ao projeto?

A resposta é muito positiva e as pessoas tem muito interesse pelo tema. Existe a barreira de uma mudança grande de comportamento para trocar o carro ou o transporte público pela bicicleta, mas os benefícios são inquestionáveis e é uma tendência mundial.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de vero

Helio Contador: “Estamos gerenciando nossas emoções de forma inteligente?”

Através dos conhecimentos neurocientíficos, podemos entender melhor o funcionamento do nosso cérebro,...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *