Vida saudável: 7 dicas de como chegar lá!

Confira as orientações da Be Alpha, fast-food saudável de Alphaville

Vida saudável: por quê? O que é? 7 dicas de como chegar lá!

Texto escrito pela nutricionista Vanessa Rodrigues para o Be Alpha

Não basta adotar uma rotina de exercícios físicos sem passar por uma reeducação alimentar. Ter uma alimentação saudável é fundamental para que as funções do organismo funcionem de forma equilibrada. De forma prática, uma alimentação saudável é aquela composta por todos os macros e micronutrientes. Devemos lembrar que a vida é feita de escolhas e que cabe a nós tomarmos atitudes para melhorar a qualidade de vida.

Uma alimentação saudável e balanceada nos proporciona uma série de benefícios como: a melhora no sistema imunológico, qualidade de sono, trânsito intestinal, melhora do humor, capacidade de concentração e contribui para a perda de peso. Preparado para o pontapé inicial? Então vamos lá! Primeiro vamos entender quem são esses macronutrientes e micronutrientes que todos falam e que são a base da alimentação saudável:

  • Macronutrientes: são os carboidratos (pães, massas e batatas, entre outros), lipídeos/gorduras (como os óleos, as oleaginosas, abacate e outros) e proteínas (peixes, ovos, carnes vermelhas, carne de frango, entre outros).
  • Micronutrientes: são as vitaminas e minerais, que estão presentes nos mais diversos alimentos, como frutas, verduras, legumes, entre outros.

Além desses dois importantes fatores para o equilíbrio da nossa alimentação, também existe outros dois pontos importantes para a sua alimentação estar completa, que são as fibras e a água.

  • As fibras: partes não digeríveis do alimento vegetal, ou seja, a qual resiste à digestão e à absorção intestinal, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso, também são essenciais para a alimentação saudável e estão presentes nos alimentos integrais, nas frutas e verduras.
  • A água: essencial para o transporte de nutrientes no organismo e a hidratação. A orientação é ingerir 30 ml de água por quilo de peso no dia, o que equivale a cerca de dois ou três litros de água por dia. A água não deve ser substituída por refrigerantes, sucos, especialmente os industrializados, e muito menos bebidas alcoólicas.

E quais alimentos devemos evitar?

Doces, bolos, brigadeiro, alimentos industrializados e ricos em sódio, temperos prontos ente outros precisam ser evitados. Alimentos que possuem gorduras saturadas e trans também devem ser evitados. Alguns exemplos de alimentos que possuem a gordura trans são: margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, salgadinhos de pacote e congelados, como salgadinhos de festa, ou pizza congelada, pastéis, macarrão instantâneo, sopas e cremes em pó, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, bolos, tortas, pipoca de micro-ondas, glacê pronto para consumo, dentre outros alimentos industrializados.

Agora vamos para alguns passos que podem te ajudar a colocar em prática toda essa teoria e tornar a sua vida muito mais saudável.

1. Defina seus objetivos: a reeducação alimentar só vai dar certo se você a adotar como um projeto de vida. De nada adianta aquelas dietas malucas de algumas semanas;

2. Faça um diário alimentar: anote tudo que você está comendo, esse controle vai ajudar a enxergar onde está errando e o que vem dando certo. Faça as anotações por no mínimo duas semanas. Assim, você terá uma noção mais precisa da quantidade de comida que está ingerindo, anote inclusive quantos copos de água ingerir no dia;

3. Escolha os alimentos com carinho: quanto mais natural, melhor. Sempre que possível, colha do pé. O potencial de nutrição dos alimentos é superior àquelas frutas perfeitas do supermercado. Procure comer vegetais e frutas de cores variadas. Prefira as frutas da estação, pois são mais nutritivas. Evite alimentos processados, pois são carentes de enzimas, vitaminas, fibras e energia vital;

4. Xô, tentação! focado em mudar de vida? Agora chegou a hora da limpeza geral nas guloseimas! Livre-se dos salgadinhos, bolachas recheadas, alimentos industrializados que tiver em casa. Quando bater aquela vontade de um docinho, na tpm ou aquele momento em que não tem jeito você precisa de um doce, uma dica é comer após as refeições ou junto com alguma fonte de fibras para evitar picos de glicose no sangue;

5. Se organize: tire um momento breve para organizar a alimentação da semana. Isto vai ajudar a impedir aqueles deslizes eventuais em dias que você não vai para a cozinha. Deixe alimentos pré-cozidos e congelados como sopas, caldos, brócolis, carnes refogadas etc. Na hora em que chegar em casa, terá uma boa parte do cardápio organizado, isso irá facilitar e muito a sua vida;

6. Evite radicalizar: focar no seu objetivo é muito importante para alcançar o resultado esperado, mas tomar medidas drásticas não é a solução ideal. Buscando equilibrar a dieta, você pode começar escolhendo uma refeição por semana para comer aquilo que gosta muito e não quer abdicar da sua alimentação. Essa dica vai te ajudar a não extrapolar nas demais refeições e seguir focado no seu objetivo sem grandes frustrações;

7. Exercícios físicos: até aqui ficou claro que nutrição e vida saudável são conceitos que andam lado a lado. Uma dieta equilibrada é responsável por boa parte da nossa saúde. Agora, incluir a prática de atividades físicas na sua rotina é também fator essencial para melhorar a qualidade de vida. Criar o hábito de praticar um exercício, no mínimo três vezes por semana, vai fazer você sentir a diferença na disposição e até na qualidade do sono. Lembre-se: qualquer atividade é melhor do que ser sedentário. Encontre algo que você sinta prazer em praticar.

Que tal começar agora mesmo a tomar medidas assertivas e saudáveis que contribuem de fato para uma vida saudável?

Aqui em Alphaville, a Be Alpha – fast-food saudável – pode te ajudar. Por lá, opção é o que não falta para se alimentar bem! Tem açaí, tapioca, crepioca, omelete, cuscuz, snacks para o dia a dia, chips de legumes, iogurte de kefir e saladas de frutas. Para beber, sucos naturais e detox, água de coco, suco de açaí, kombuchas e até refrigerante orgânico. Ou seja, alimentação saudável e rápida do café da manhã até a janta. A loja, localizada no Shopping Flamingo, conta com um espaço para quem quer trabalhar em um ambiente descontraído, com wi-fi e cafezinho do sul de minas gerais de graça para os clientes. Que tal?


Compartilhe
Leia mais de Gabriella Butieri

Empresa de Alphaville oferece blindagem e oficina completa para o universo automotivo

A Newtech conta com tecnologia moderna resistente a disparos com armas de...
Read More

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *