“Conhece-te a ti mesmo”. Esta era a frase inscrita no portal do Templo de Delfos, na Grécia, santuário dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento, o patrono da sabedoria.
O sábio conselho segue sendo atual e poderia muito bem figurar na porta de entrada de muitas empresas. O que não falta é doente emocional esparramado mundo afora e o corporativo não fica atrás.
Depois de dois anos de pandemia, e mais recentemente a explosão da guerra da Rússia x Ucrânia, o tema tornou-se ainda mais pertinente. As sequelas do isolamento, o medo, a angústia e o alto grau de incerteza quanto ao futuro têm assolado os profissionais, afetando o desempenho das corporações.
Muitos desses indivíduos não sabem ou desconhecem que estão “fragilizados” emocionalmente, outros desconfiam, mas não sabem como pedir ajuda. “Se eu demonstrar fraqueza, estou ferrado”, pensam. Não foi uma nem duas vezes que identifiquei esse comportamento em comitês executivos – e, confesso, também já fiz parte desse grupo, em diversas ocasiões.
Quantos líderes brilhantes sabem administrar fortunas de investimentos, conduzem milhares de pessoas e governam nações, mas não conseguem gerir suas próprias frustrações. O balanço dessa incapacidade é aterrorizante: relacionamentos de anos sendo destroçados, carreiras interrompidas, ambições e sonhos perdidos no caminho.
Penso que a atual dificuldade em lidar com as emoções no trabalho indica um chamado a todos nós, empresários, gestores, líderes públicos, privados ou representantes de entidades de classes.
As empresas, afinal, buscam profissionais com controle emocional, habilidade que só pode ser adquirida por meio do autoconhecimento. Em outras palavras, quem não conhece a si mesmo não sabe as causas de reagir agressivamente a determinadas situações, ou porque “tudo dá errado” em sua vida ou carreira.
Autoconhecimento, então, alavanca performance? Sim, em todas as dimensões da vida.
Entre as vantagens de ser emocionalmente inteligente, está a capacidade de elevar a automotivação e encarar desafios com segurança.
O maior desafio do corporativo, no entanto, é “como” recomendar o autoconhecimento. Percebo um tabu em torno do tema. Quantos de nós não hesitamos em dizer: “Procure um psicólogo, um terapeuta, um mentor ou profissional especializado”.
Algumas perguntas que podem ajudar no início da jornada: “O que te motiva todos os dias?”, “Qual é sua maior habilidade?”, “O que pode melhorar na sua personalidade?”. Para responder essas e outras questões, é preciso ainda estar disposto a revisitar o modo como você pensa por outros ângulos.
Vale lembrar que se autoconhecer é um processo complexo. É preciso sair da zona de conforto. Você precisa reconhecer que está com problema. Precisa se dar uma autorização interna para aceitar a ajuda. Mas ao final vale a pena porque todos os que se relacionam com você saem ganhando.
Há alguns anos, quando iniciei a minha jornada de autoconhecimento, decidi que nunca mais abriria mão deste investimento. Poder contar com um psicanalista –e só para ficar no tema do meu livro “Diferencial –Qual é o seu?”(Ed. E-Galáxia) —é um diferencial incomensurável num campo de batalha. São recursos internos que podem ser acessados para o resto de sua vida, em quaisquer circunstâncias.
Administrar a si mesmo é uma responsabilidade intransferível e indelegável. Quem administra pessoas, portanto, tem a obrigação de se conhecer. Nada pior para um gestor do que carregar o peso de ter interrompido a carreira ou o sonho de alguém por sua falta de domínio próprio, pela ausência de autoconhecimento para atenuar sua maneira de agir.
O crescimento do negócio está intimamente ligado à evolução interior de quem cuida e se responsabiliza por ele.
Por isso, não hesito em compartilhar a senha da alta performance:
“Conhece-te a ti mesmo”.
Material rico, parabéns Wilson
Inteligência Emocional – Quem domina, sai na frente!!! Ótimo conteúdo Wilson.
Oi Pessanha, concordo com você.
Obrigado por contribuir.
Abraço
Oi Alcides, obrigado pelo interesse.
Super abraço
Wilson, parabéns e gratidão por compartilhar importante tema e oportuno frente aos desafios que todos tem enfrentado. Penso que o Diferencial está na inteligência emocional, que é a marca dos líderes ! Parabéns
Oi Jair, contente com sua contribuição e positivo feedback.
Abraço amigo
Excelente tema , pois neste momento ter este conhecimento e administração deste tema é de grande relevância na nossa empreitada !!! Muito bom !!!
Oi Alcides, obrigado, você é referência no tema para todos nós.
Grande abraço.
Realmente Autoconhecimento é fundamental ! Excelente matéria/artigo. Parabéns. Muito obrigado por compartilhar comigo !
Oi Ricardo, sim é sem fim.
Obrigado pelas contribuições.
Grande abraço
Parabéns Wilson.
Ótimo texto e excelente reflexão.
Obrigado
Grande Nilson, obrigado pelo interesse e feedback. Forte abraço.
Beleza, se conhecer ajuda até à ajudar os membros da equipe.
Oi Dr Sérgio, 100% de acordo.
Grande abraço
Obrigado pelo texto. Ajuda-me muito!
Dr Pedro, você é um craque, um especialista do tema. Obrigado pelo interesse. Abração
Excelente reflexão, obrigado por compartilhar Wilson !
Olá Aramins, feliz que gostou.
Abraço amigo.
Querido Wilson,
Como sempre espetacular, obrigado por compartilhar e nos alertar, por vezes temas adormecidos.
Grande Director, você tem razão quanto ao botão de alerta a um tema tão relevante em nossas vidas. Super abraço.
Auto conhecimento. Um arsenal que acessamos de forma consciente ou inconsciente várias vezes ao dia !!!
Wilson, você é um craque !!!
Wilson, excelente texto, conteúdo de grande valor para uma profunda reflexão neste atual momento que vivemos. Parabéns!!!
Oi Ivo, contente que gostou.
Seu ponto é muito bom.
Obrigado pelo interesse e carinhoso registro.
Muito legal e inspirador Wilson, muito obrigado por compartilhar. Para reflexão excelente artigo.
Grande Braga, bacana sua participação aqui na revista. Obrigado pelo interesse. Abraço amigo.
Wilson, parabéns pela contribuição, tão necessária!
Oi Marlene, feliz que gostou.
Obrigado, abraço.
Wilson, excelente texto, conteúdo de grande valor para uma profunda reflexão neste atual momento que vivemos. Parabéns!!!
Oi Pastore, concordo com o seu ponto.
Obrigado pelo registro. Abraço amigo.