Wilson Medeiros: “Timeline profissional: quanto vale a sua?”

Os novos tempos pedem clareza e concisão sobre as estratégias que aplicamos nas situações de adversidade e os resultados que nos trouxeram até aqui

Todo mundo tem sua timeline profissional impressa no currículo ou na memória. As linhas do tempo marcam eventos em ordem cronológica e podem destacar diversos tipos de acontecimentos. Nas redes sociais, mostram os fatos e fotos que contam nossa história recente e relembram momentos marcantes.

No campo profissional, a timeline entra em campo nas entrevistas de emprego ou apresentações de trabalho. Só que, ao solicitar ao candidato um simples  “Fale-me sobre você” , é comum ouvir um monólogo extenso, nem sempre coerente com o valor real de sua trajetória de vida.

A resposta parece fácil, mas não é. “Nos anos 90 trabalhei na empresa tal, na função tal, nos anos 2000, no setor A, cargo B, e hoje estou pronto para novos desafios”, é o resumo de praxe. Se o interlocutor não interromper, muitas vezes essas marcações vão se estendendo, cheia de detalhes, carregadas de emoções positivas, entre outras nem tanto, como ressentimentos e mágoas.

Daí a vontade de abordar esse tema, guiado pela minha observação do cotidiano nos ambientes profissionais. Salta aos olhos a dificuldade das pessoas de descrever sua linha do tempo, seja no papel de funcionário, dono, gestor etc.

Lembro-me de uma entrevista para uma posição estratégica, de reporte ao presidente de um banco, quando ele me perguntou: “Porque devo escolher você, Wilson, entre tantos outros profissionais também tão preparados? Qual é o seu diferencial?” .

Tive dois minutos para resumir minha timeline, destacando as datas, os “marcos” do trajeto de minha vida pessoal e profissional. Nessa abordagem incluí os tombos que levei e as vezes em que levantei para vencer as adversidades e obter  bons resultados. Deu certo e a parceria foi enriquecedora.

Mais do que nunca, os novos tempos pedem clareza e concisão sobre as estratégias que aplicamos para situações de adversidade e os resultados que nos trouxeram até aqui. Essa compreensão de contexto caracteriza um belo diferencial no mundo corporativo, comercial e pessoal.

Muitos profissionais até dominam sua timeline empresarial, ao narrar a história da corporação, mas se esquecem de sua indispensável timeline pessoal. Ela é a sua marca, sua assinatura, carrega altos investimentos realizados, histórias para contar e, certamente, muitas lições aprendidas para compartilhar.

Uma pessoa que detém esse nível de proficiência no tema se apresenta como melhor candidato em qualquer apresentação ou situação. Portanto, recomendo que você invista algum tempo para pesquisar, estudar e resumir sua timeline de forma eficiente. Vale até gravar um vídeo para treinar.

Uma linha do tempo, assim como uma história, deve fluir bem e ser interessante. Deve despertar a vontade de saber mais sobre cada evento destacado, assim como um livro em que dá vontade de virar a página. Um bom começo é dizer de onde você veio, sua origem, família, por onde passou e para onde quer ir profissionalmente.

Esse exercício, além de estimular a sua identidade pessoal e profissional, é importante por vários motivos. Primeiro, vai permitir que você identifique e acesse o seu diferencial, em meio a 8 bilhões no planeta Terra. Segundo, vai facilitar suas escolhas pessoais e profissionais. É também uma oportunidade de revisitar e repassar as estratégias que deram certo, outras não.

Por fim, é um um convite a voltar no tempo para um remake, quem sabe, da sua própria versão original.

Compartilhe
Escrito por
Leia mais de Wilson Medeiros

Wilson Medeiros: “DONE – Como não falhar na execução da estratégia”

É como clicar na palavra “done” sem cumprir as tarefas e expectativas...
Read More

COMENTÁRIOS

  • Wilson, como sempre brilhante em suas colocações, com esse texto contribuindo para que as pessoas se questionem e aprimorem seu “timeline profissional e até pessoal”. assim poderão se apresentar melhor e permitir que entrevistadores encontrem os pontos relevantes para a oportunidade que tem na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *