logo-vero
0%
Carregando...

Marcio Rachkorsky: "Não é mera coincidência"

No BBB (a última edição acabou em maio), há uma espécie de jogo da discórdia, uma “lavação de roupa suja” entre os participantes – e foi apelidado de “reunião de condomínio”
|
vero

Há quem diga que a vida imita a arte  ou será a arte que imita a vida? Em obras de ficção, já nos acostumamos a ler que “qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência”. Aqui, não trataremos de arte, mas sim do programa BBB (Big Brother Brasil), que teve a 21ª edição encerrada em maio. Na atração, o apresentador Tiago Leifert, com maestria, conduzia semanalmente uma espécie de jogo da discórdia, uma “lavação de roupa suja” entre os participantes, com dinâmicas em grupo para fomentar o que chama de “fogo na parquinho”.

De forma absolutamente natural, o genial apresentador apelidou a tal dinâmica em grupo de REUNIÃO DE CONDOMÍNIO. Como num passe de mágica, começava as  ofensas, intrigas, covardias, conluios e também muitos debates importantes e relevantes. Ora, uma  verdadeira reunião de condomínio!

É incrível, mas a arte imitou a vida e não foi mera coincidência. Reunião de condomínio, como já é sabido por todos, costuma ser um ambiente hostil, com acirramento de ânimos, verdadeira fogueira das vaidades, com egos exacerbados, ânimos alterados, uma espécie de licença momentânea para ataques, difamações, ilações e agressões. Paradoxal tudo isso, pois deveria ser um momento de debates saudáveis, união de esforços, cooperação…

Não posso generalizar, pois ainda há muitos condomínios onde reina a paz e a civilidade. Em todos os anos, no BBB, um “condômino” é eliminado por semana, e a convivência forçada dura no máximo cem dias. Nos prédios, após o “fogo no salão de festas”, os participantes subirão juntos nos elevadores, seus filhos e netos brincarão e crescerão juntos e o convívio será por uma vida inteira…

No BBB, as reuniões  sempre são lotadas, pois a participação é obrigatória. Nos condomínios da vida real, muitos moradores têm tanto trauma das baixarias, que as reuniões e assembleias estão cada vez mais vazias. Com a pandemia, as reuniões passaram para o ambiente virtual e já temos alguns resultados importantes: reuniões mais cheias, debates mais civilizados e ordeiros e o surgimento dos leões de teclado, que escrevem verdadeiros tratados ou fazem discursos que não teriam coragem de fazer pessoalmente, torrando a paciência dos demais vizinhos.

As reuniões e assembleias são necessárias, essenciais e obrigatórias e o grande desafio é que aconteçam de forma organizada, produtiva, com respeito e cordialidade entre os vizinhos. Sinceramente, trabalhando há quase trinta anos com condomínios, ainda não consegui desvendar o fenômeno que acomete momentaneamente alguns condôminos e creio ser um desafio para uma bela tese acerca da natureza humana e seu comportamento em grupo. Deixo aqui os desafios para os psicólogos.

VR_303_CAPA
NOTAS STORIES
Centro Comercial Alphaville cele...
Cópia de LISTA CARNES (1)
Lugares para comer comida france...
Capa
Braz Trattoria lança novidades p...
TEMPLATE NOTAS  (25)
Quem abandonar animais poderá pe...
TEMPLATE NOTAS  (26)
Novo restaurante chega a Alphavi...
TEMPLATE NOTAS  (27)
Barueri ganha 2ª Vara do Juizado...
Cópia de LISTA HOTÉIS  (1)
Lista de Dojos em Alphaville
Equipe__2_
Amplie e melhore sua presença di...
Danilo Gentili, Rodrigo Sant'anna e Igor Guimarães se apresentam em Barueri
Programação cheia de humor por a...
LISTA CARNES
Lugares para comer uma boa carne...